Monday, July 25, 2022

The Sea Beats

 Se existe genero, que principalmente de um ponto de vista critico a NEtflix tem conseguido impor alguma lei, com muitos filmes reconhecidos é a animação, seja ela mais comercial, como este filme, ou mais concetual, com algumas experiencias de filmes internacionais. Este ano, uma das grandes apostas de verão era este filme, com um realizador já com experiência de grandes produçoes Disney. Em termos criticos o filme funcionou com avaliações muito positivas, comercialmente será certamente um dos produtos fortes da operadora neste verão.

Sobre o filme podemos dizer que temos uma grande produção de animação. Alias ao final das duas horas de duração, que nos parecem excessiva para qualquer registo de animação, a ideia que fica é o nível produtivo do filme. A força das imagens, principalmente as de ação é impactante, mesmo que o filme em termos historicos e narrativos, seja algo simplista, e com valores morais de facil perceção, mas que também acabam por ser algo simplificados.

The Sea Beast tenta ser um filme de ação de animação, a intensidade das sequencias de ação são fortes, a inspiração nos filmes de piratas e de navegadores que fizeram historia também é bem patente, mas ao mesmo tempo fica a ideia que o filme se leva demasiado serio, falta humor, falta musica, principalmente para uma obra claramente alongada.

Mesmo assim é um daqueles filmes que impressiona pelo nivel produtivo, demonstrando a capacidade da produtora em ser realista e forte, próxima do que de melhor se faz na Disney. Provavelmente em termos narrativos ainda existem algumas arestas a limar, principalmente na forma como se pode construir filmes moralmente mais ricos, e com maios diversidade tematica

A historia segue um grupo de caçadores de monstros marinhos, em que apos uma acidente um dos seus principais ativos e uma criança que embarcou com eles acabam por ficar junto de um desses monstros com quem constroem uma ligação proxima e percebem que a luta poderá nao ter grande sentido.

Em termos de argumento o filme e algo parecido com muitos outros que ao longo dos anos foram sendo lançados em diferentes niveis produtivos. E daqueles filmes que nos faz sentir que e demasiado longo para o conteudo que tem, percebendo-se que e uma forma forma de dar mais impacto ao lado estetico das sequencias de açao.

Na realizaçao Chris Williams e um realizador experiente já com alguns projetos de primeira linha da Disney de sucesso. Aqui sem a chancela da consagrada produtora demonstra ainda a capacidade de ter sequencias de ação de animaçao de primeira linha, num trabalho impactante principalmente tendo em conta ser de uma produtora menor.

No cast de vozes a ressalva que vi com dobragem em português o que retira qualquer capacidade de analise as escolhas originais


O melhor - A capacidade produtiva das cenas de ação

O pior - Demasiado longo


Avaliação - C+



No comments: