Thursday, July 21, 2022

Don't Make Me Go

 Na altura em que as plataformas de streaming começam a lançar os seus projetos de verão eis que a Amazon e a sua Prime, lançaram este drama familiar, em forma de road  trip, dos argumentistas de This is Us, com o objetivo de impactar emocionalmente familias. Em termos criticos a mediania da critica não chamou particularmente atenção a este projeto que me parece que também comercialmente tem alguma falta de argumentos para ser um sucesso absoluto.
Sobre o filme começamos por dizer que é o tipico filme de lagrima facil, cheio de cliches familiares e de destino, que nos leva na primeira hora e meia de filme a uma viagem tipica pai filha, que poderão ser os momentos finais de ambos, o que faz com que tudo tenha um caracter melancolico permanente e o filme tenha dificuldade em descontrair, pese embora tente, ainda que de uma forma algo duvidosa.

Mas se tudo corria com naturalidade para uma banalidade de projeto a tantos outros, eis que um twist completamente imprevisivel surge que torna o filme ainda mais dramatico e que torna ainda o impacto do filme junto do espetador mais desagradavel. E inequívoco que essa opção e surpreendente e o filme deixa as pessoas boquiabertas com tal escolha, mas ao mesmo tempo penso que essa opção quase que termina com todos que estavam proximos emocionalmente do filme, uma aposta de risco que não funciona no lado emocional que o filme vai querendo construir.

Ou seja um filme drama familiar, de poucos recursos que aposta tudo na diade pai filha e na construçao da mesma, mas que acaba por de repente ter uma opção completamente inesperada que faz tudo mudar. Pode até ter alguma riqueza ideologica tal opção mas todos ficamos com a ideia que demorara tempo ate o termino do filme ao espetador encontrar esse ponto.

A historia segue um pai solteiro, que apos se dedicar sempre ao cuidado da sua filha, descobre que tem um ano de vida, e embarca numa road trip com a filha de forma a tentar introduzi-la à progenitora, e acima de tudo partilharem naquele periodo os momentos que iriam fazer ao longo da vida..

Em termos de argumento é um filme melancolico, que tenta suavizar algo que é impossivel de suavizar, ficando a ideia que quando percebe essa impossibilidade acaba por tornar tudo ainda pior. E dificil sair da historia bem disposto e isso e um revez muito importante em qualquer filme.

Na realizaçao Marks e uma jovem realizadora que tem aqui o seu filme mais visivel, que ela aborda com coraçao, ainda que com uma abordagem simplista. Fica a ideia que o filme necessitava e tinha espaço para mais criatividade artistica mas que acaba por nunca tentar chegar a esse ponto.

No que diz respeito ao cast Cho é voluntarioso numa imagem mais seria, mas nem sempre parece ter a intensidade que o papel exige, algo que pode ser justificado com o facto de ser um ator claro de comedia. Bem melhor a jovem Mia Isaac que tem as desepesas  mais emotivas do filme, e que domina o filme em termos de interpretação.


O melhor - O Twist do filme e claramente surpreendente e vinca

O pior - A sensação não e a mais agradavel.


Avaliação - C+



No comments: