Tuesday, July 26, 2022

Prizefighter: The Life of Jem Belcher

A Amazon depois de apostar tudo nos projetos da Prime, lança aqui um projeto menor de uma nova produtora de nome Amazon. Trata-se de um biopic ingles sobre as origens do Boxe numa epoca bem distante. Este filme que tem como maior ingrediente Russel Crowe, novamente num projeto de boxe. Em termos comerciais o filme nao teve propriamente muita visibilidade e criticamente tambem nao foi propriamente um sucesso de um filme que os mais desatentos nem vão conseguir perceber a existência.
Sobre o filme temos o tipico filme de ligações familiares toxicas e a forma como a infliuencia dessa relação se desenvolve na personalidade de um campeão, quer pela ambição de ser um desportista de eleição, quer pela irreverência. O problema do filme para alem do preenchimento total de cliches do primeiro ao ultimo minuto, e o espetaculo horrivel de interpretações do primeiro ao ultimo minuto, que nos faz questionar em toda a linha como e possivel Russel Crowe e mesmo WInstone, preencherem este filme, e algo completamente inacreditavel em face do amadorismo apresentado.
Alias parece-me totalmente dificil fazer analise de qualquer aspeto neste filme sem questionar os seus interpretes. Tudo o resto e basico, muitas vezes mal explicado, com lacunas narrativas evidente, que torna o filme em muitos momentos quase amador, e nos faz perceber o facto de a Amazon nao fornecer sequer a Prime a este projeto.
Ou seja uma especie de biopic, que ate pode contar uma historia de vida irrelevante igual a muitas outras, mas cujo procedimento de produçao e interpretaçao do filme e um autentico terror. Mesmo do ponto de vista estetico fica a ideia que o filme quer ser iconico sem nunca ter a ideia do que está a fazer, em mais de hora e meia de cinema de qualidade mais que duvidosa.
A historia segue um jovem, influenciado por um avô problematico e alcoolico, que o leva a competir como boxeur de sucesso, mas ao mesmo tempo a fama e o sucesso leva-o aos erros do passado.
Em termos de argumento o filme e claramente simplista. A historia e igual a muitas outras mas o desenvolvimento das personaghens fica muito aquem ao longo do filme. O desenvolvimento do filme e recheado de buracos narrativos e um final sem grande sentido, alterando o foco na batalha final. Uma confusao.
Na realizaçao Daniel Graham, e um desconhecido que tem ao leme um filme que esteticamente tenta ter algum valor estetico mas e totalmente condicionado pelo argumento e acima de tudo pelas interpretaçoes, e isso acaba por tornar este nivel mais mediatico muito aquem.
No cast o filme e um terror, e deve-se a interpretaçao pessima de  Matt Hookings, não tem capacidade interpretativa nem dimensão para liderar o filme, toda a forma como a interpretaçao e conduzida chega a roçar o absurdo e para um filme que depende de uma personagem e uma catastrofe.

O melhor - A historia pode ser curiosa

O pior - Hookings

Avaliação - D-


No comments: