Wednesday, July 13, 2022

Doctor Strange in the Multiverse of Madness

 2022 marcava um regresso em grande da Marvel com mega projetos, alinhados principalmente pelo sucesso brutal do ultimo Spider Man, e sua entrada em universos paralelos. Pois bem eis que tudo se reunia para que este Doctor Strange mais apostado do que nunca nesse multiverso fosse a concretização plena da ideia, ainda para mais como Sam Raimi o original realizador do primeiro Spider Man ao leme. As primeiras avaliaçoes contrariam um pouco essa expetativa devido a um excesso de mediania. Em termos comerciais a Marvel e sempre sinonimo de sucesso megalomano e este foi mais um.

Doctor Strange e de longo dos herois de entendimento mais dificil e ainda mais se tornou no momento em que o paralelismo de universos se tornou uma realidade. Pois bem o grande problema deste filme e que é de tal forma complicado em face do poder dos envolvidos que quase necessita de uma tradução permanente, exigindo um raciocinio permanente que faz os espetadores duvidares se vale a pena e isso leva ao custo claro do entertenimento.

E claramente dos filmes que menos entertem da Marvel, o excesso de mundos, personagens, novas personagens, mesmas personagens e uma mistura de tal forma complicada que o filme se distancia, captando a atenção em algumas sequencias de ação de primeiro nivel, e em algumas curiosidades, pequenas quando comparada com o que prometeu.

Por tudo isto e claramente um dos filmes mais estranhos e mais distantes do publico que a Marvel mostrou. Fica a sensação que o filme quer tocar em demasiados pontos enrolando-se num enredo cheio de nos que nunca são desatados. E isso sabe a pouco principalmente porque Strange tem talvez dos menores interpretes da saga, mas o filme não utiliza isso, ficando refém da sua própria complicação.

A historia segue Dr. Strange e uma jovem que lhe surge em sonhos que tem a capacidade de saltar entre universos. isso capta a atenção de uma cada vez mais poderosa Wanda, a qual permanece com o objetivo de reencontrar os seus filhos, custe o que custar.

Em termos de argumento o filme ate funciona em tornar Wanda o lado negro que ja se esperava em Wandavision, mas torna o caminho para esse confronto tal complicado que perde os ingredientes naturais de um filme de entertenimento, tornando-o demasiado complicado para funcionar. Pouco ou nenhum uso do humor sempre importante neste tipo de registos.

Sam Raimi pode ser considerado o pai dos filmes de herois, quando pegou na sua versão de SPider Man e tornou-a num sucesso mundial. Aqui regressa a casa de partida e podemos dizer que acaba por ter muitos meios, mas falta alguma assinatura no estilo e isso acaba por ser surpreendente. Um trabalho mais proximo de um tarefeiro do que alguem com uma carreira.

No cast eu acho Cumberbacht um ator com muitos atributos que merecia mais filme e mais personagem. Olsen encaixa bem no seu lado de vilã, e Mcadams quase não existe. O filme nao vai procurar as personagens e as interpretações limitam-se ao boneco em si.


O melhor - Alguns apontamentos de realização no multiverso

O pior - Demasiado confuso


Avaliação -. C



No comments: