Tuesday, July 26, 2022

Mr Malcom's List

 Julho começou algo timido em termos de lançamentos para o cinema, tendo este filme, sem grandes figuras mas tratando-se de uma adaptaçao literaria conquistado algum espaço, o que foi motivado pelo facto de estarmos perante uma clara inspiração nas obras de Jane Austen. Este filme acabou por ter boas criticas, melhor do que a receção do publico em geral. O esforço da expansão acabou por conduzir a um consistente valor comercial em face dos cinemas onde o filme foi exibido.

O filme e claramente um romance tipico de uma adepta de Jane Austen, toda a estrutura as personagens, o contexto e as resoluções são as tipicas de Austen, com a diferença e que o filme nao traz nada de novo, e previsivel, nem sempre engraçado, embora tente ter um teor mais ligeiro e sofre principalmente porque os interpretes nem sempre sao os melhores, resultando num filme que não é de Austen, poderia ser, mas dos mediocres.

Este e um daqueles filmes que nos primeiros dez minutos conseguimos perceber tudo o que vai acontecer ao longo das duas horas, quer pela previsibilidade de todas as opções do filme, mas principalmente porque estamos numa fase em que tem surgido diversos filmes semelhantes, quem sabe em busca do sucesso que Emma acabou por ter em 2020.

Ou seja um filme de prazer imediato, pouco imponente, que não tras nada de novo. O lado de epoca acaba por ser eficaz mas pouco mais, ficando a ideia que se trata de um filme de epoca de segunda, quase novelesco sem atores de primeira linha.

A historia segue uma nobre donzela que depois de ser rejeitada pelo solteiro mais desejado da corte por não preencher os elementos da sua lista, planeia uma vingança que envolve uma sua amiga, que tudo vai fazer para preencher todos os topicos da dita lista.

Em termos de argumento uma historia claramente inspirada nas historias mais comuns de Jane AUsten, mas que devido a esse facto torna-se tão previsivel que perde interesse. O filme tenta ir buscar o lado mais descontraido com algumas personagens mas nunca consegue ser minimamente engraçado.

Na realização Emma Holly James, foi a mãe da curta metragem de sucesso que agora filmou em longa  metragem. Uma abordagem tradicional com muito espaço verde e estruturas monumentais, sem grande risco. E a historia de base e inicio da realizadora, que temos de esperar o que vem a seguir. Aqui limitoou-se ao mais obvio.

NO cast a realizadora, assim como na curta metragem deu o protagonismo a uma Freida Pinto, que encaixa perfeitamente no lado estetico da personagem, embora seja clara algumas limitações interpretativas que acabaram por ser sempre um entrave a evolução da atriz. Como protagonista Sope Dirisu, um quase desconhecido que tem uma personagem demasiado estatico embora aqui pareça que o problema e a forma como a mesma foi escrita.


O melhor - As influencias de Austen

O pior - A total previsibilidade


Avaliaçãio - C-



No comments: