Sunday, July 10, 2022

Competencia Oficial

 Apresentando no ultimo festival de Veneza, este filme argentino com produçao também espanhola, que voltava a reunir Penelope Cruz e Antonio Banderas, chamou alguma atenção pelo seu grau de sátira que acabou por convencer alguma critica com avaliações interessantes e que lhe permitiu alguma expansão nos cinemas pelo mundo fora. Comercialmente o filme ate conseguiu resultados consideráveis tendo em conta que se trata de um filme não premiado em festivais e em língua espanhola, mas a presença de dois atores com este grau de mediatismo acabou por ajudar.

O filme antes de qualquer coisa e uma impressionante sátira levada ao extremo e a total reflexão sobre a industria e nisso o filme, principalmente do ponto de vista cómico e mesmo do quase exagero e ridicularização de posições acaba por funcionar, sem nunca perder o lado estético que o filme quer potenciar do primeiro ao ultimo minuto, com uma atitude moderna, original de captação de imagens.

E o filme funciona nos extremos, a forma como nos da dois lados dos seus interpretes e das carreiras e a forma como um lado acaba por ver outro e delicioso quase como um jogo do gato e do rato silencioso, moderado por uma extravagante realizadora cheia de métodos estranhos entre ambos para potenciar a relação ou mesmo a rivalidade, leva a sequencias e diálogos que dão intensidade a um filme muito curioso e que funciona bem na obtenção dos objetivos que quer ter.

Ou seja um filme curioso, bem realizado, bem interpretado, com um grau de sátira elevado, escrito com inteligencia que demonstra que cada vez mais pelo mundo fora se explora boas ideias com assinatura de autor, que quando protagonizado por bons executantes resulta em filmes de primeira linha. Um filme a ver, e a pensar.

A historia segue um multimilionário que octogésimo aniversário decide fazer uma ponte e  produzir um filme para ficar eterno. A historia segue os ensaios de produçao do filme com uma realizadora muito peculiar e dois atores diferentes com trajetos diferentes que alimentam uma rivalidade no estilo.

O argumento e original e é tratado de uma forma satirica que funciona. Fica a clara sensação que o filme encontra a toada certa para criticar e ridicularizar e isso torna o filme impactante. As personagens encaixam cada espaço que o filme quer preencher e o filme sai beneficiado com essa situação.

Na realizaçao temos uma dupla de realizadores argentinos dos mais reconhecidos naquele pais que desta vez fizeram um filme mais globar. Depois de muitas presenças do filme em festivais onde mostraram serviços, tem aqui um filme de autor onde o caracter estetico e pensado. O filme merece destaque e os realizadores devem ser acompanahdos.

No cast Cruz e Banderas sempre funcionaram muito melhor na sua lingua natal do que no cinema hollywoodesco. Aqui principalmente Cruz encontra o registo correto para a personagem e dá-nos um "Boneco" muito interessante. A dualidade entre Banderas e Martinez tambem funciona embora com menos brilhantismo


O melhor - A satira profunda do filme a industria

O pior - Pode ser algo estranho em alguns momentos


Avaliação - B



 


No comments: