Wednesday, July 06, 2022

The Man from Toronto

 A Netflix pensou este verão como se uma produtora experiente se tratasse, conduzindo a que as suas estreias com os seus atores mais mediáticos fossem repletas de filmes de ação e comedias de ação com atores mediáticos e formulas que já resultaram no passado. Em termos de comedia surgiu mais um filme em duo de Kevin Hart próximo do que ja fez com outras estrelas da comedia e do cinema de ação, com o mesmo estilo. Contudo quando as coisas se tornam repetitivas ate a exaustão a critica é mais exigente e este filme foi totalmente dizimado pela critica. Comercialmente como qualquer objeto mediático da Netflix os resultados aparecem.

Sobre o filme podemos dizer que é mais do mesmo em termos da trajetória que Kevin Hart nos tem mostrado, ou seja o típico cinema de ação onde o ator fruto do seu humor físico acaba por tornar tudo cómico, ou pelo menos tentar. Em tudo isto e comparado com outros filmes do ator, este é claramente inferior desde logo pela historia de base ser totalmente insólita e sem sentido, mas acima de tudo porque parece que o humor de Hart nem sempre funciona, e isso seria certamente menos previsível.

No que diz respeito ao restante, o filme até tem um ou outra sequencia de ação bem filmada, ritmada com influencia em Kingsman, mas depois durante as mesmas tem outros apontamentos que nunca parecem funcionar, sendo mesmo irritantemente absurdos. Isso para uma produção de primeira linha é indesculpável, ficando a ideia que mais valia apostar numa abordagem mais simplista de ação, já que todos os filmes com Hart tem na comedia o seu ponto maior.

Ou seja um daqueles filmes com poucas ambições de verão, que acima de tudo tenta ser engraçado e curioso mas que nunca o é, ficando a ideia que falha na intriga, falha no lado cómico e também no ponto em que parecia ser mais difícil que é na química entre o lado mais "serio" de Harelson e o lado mais comico de Hart que não encaixa ao longo de todo o filme.

A historia segue um funcionário de um ginasio o qual vende uma estrategia de combate sem contacto fisico, que no momento em que se prepara para fazer uma surpresa a namorada acaba por se ver envolvido no meio de uma execução de uma rede criminosa que o confundem com um terrivel homicida profissional.

O argumento não é particularmente interessante, parecendo apenas um apontamento para juntar duas personagens completamente distintas. O desenvolvimento narrativo é também ele sofrível, e em termos cómicos o filme parece entregar as despesas ao estilo de Hart, sem que o argumento o potencie.

Na realizaçao Patrick Hughes tem alguns filmes de ação comedia que acabaram por ser mais mediaticos do que brilhantes. Acabando este por lhe seguir os passos na forma e mesmo no conteúdo. Hughes arrica pouco e isso faz o filme ser igual a muitos.

No cast, temos um Hart com a personagem típica para potenciar o seu estilo de humor, ao lado de um Harrelson que vale muito mais que estas personagens monocórdicas e pouco desenvolvidas.


O melhor - Algumas sequencias de ação tem ritmo.

O pior - O filme e um conjunto de ideias repetidas nem sempre bem trabalhadas


Avaliação - D+








No comments: