Wednesday, February 28, 2018

Ferdinand

A abertura do cinema de animação a outras realidades que não os EUA é algo que foi pautado nas apostas do presente ano. Depois da Pixar apostar na tradição mexicana do dia dos mortos, a Fox, através da Blue Sky apostou nas touradas espanholas, neste particular filme estreado para competir com Star Wars.Talvez devido a esta competição os resultados ficaram um pouco aquem dos melhores filmes de um dos maiores estudios. Criticamente pese embora avaliações medianas com ligeira tendencia positiva conseguiu a nomeaçao para o oscar de melhor filme de animaçao o que se pode considerar de imediato um sucesso dentro do genero.
Sobre o filme existe logo um facto que me parece exagerado e tem sido comum nos filmes de animação do presente ano, a sua longa duração. Fazer um filme com um publico alvo crianças quase com duas horas de duração é um exagero e neste caso totalmente injustificado ja que a determinada altura parece que o filme se torna algo repetitivo com excesso de dialogos entre personagens, e em algumas sequencias algo longas.
Mas e obvio que o filme tem uma mensagem positiva de ligação afetiva aos animais, contra os desportos de massacre como as touradas, o que pode ser discutivel em alguns paises mas nos outros e facilmente aceite. O filme nisso parece-me bem pensado na mensagem que quer transmitir numa sociedade mais global. Alguns dos momentos de criaçao da atmesfera madrilena sao bem feitos e sao o que de melhor produtivamente o filme acaba por ter.
Ou seja para alem da duração em termos comicos nem sempre o filme consegue ser muito engraçado, sendo quase sempre um filme mais ritmado do que eficaz. Tambem em termos de personagens e aquilo que elas trazem ao filme nao me parece que seja um filme equilibrado ja que na maior parte do tempo apenas a diferença entre os touros acaba por ser importante para a mensagem que o filme nos quer dar.
A historia fala de um touro de grande porte, criado com sensibilidade e anti violencia que se ve no meio de uma luta para derrotar o maior toureiro da historia, quando as suas convicções sao distintas ao desporto ao qual vai participar.
Em termos de argumento parece-me claro que este e um filme sempre muito mais eficaz em termos de moral e mensagem que quer transmitir do que propriamente nas suas componentes como personagens e elementos comicos, onde nem sempre parece-me que as coisas resultem em pleno.
Carlos Saldanha e o responsavel por sagas como Rio e Ice Age tem aqui um filme de estudio com dimensao onde o particular destaque vai para a criaçao de Madrid, de resto algum exagero na caracterização de algumas personagens. Nao e o seu melhor trabalho mas segue o espirito da sua obra,
No cast de vozes vale pela coincidencia fisica de Cena e de Ferninand, em termos do restante não sendo um adepto do estilo de humor de Mckinnon a sua personagem parece um despredicio de tempo para todo o filme.

O melhor - A mensagem

O pior - O excesso de duração

Avaliação - C+

No comments: