Sunday, February 18, 2018

Donwsizing

Alexander Payne tornou-se na ultima decada o autor e realizador mais efetivo com tres filmes que conseguiram todos entrar na discussao pelo oscar de melhor filme e renderam ao autor dois oscares de melhor argumento. Este ano era com expetativa que se aguardou o seu projeto maior, com mais meios. Pese embora este facto logo apos as primeiras visualizações em Veneza se perceber que ao contrario das suas obras anteriores este particular filme estava longe de ser unanime que de imediato lhe retirou pela corrida aos premios principais. Talvez justificado pelo pouco fulgor critico do filme tambem comercialmente as coisas tiveram longe de algum sucesso e tornaram este filme talvez o maior fiasco da carreira de Payne.
Sobre o filme eu confesso que a carreira de Payne para mim foi do menos ao mais, inicialmente nao percebia a loucura critica em torno do realizador mas com Nebraska fiquei arrebatado pela sua forma de contar historias onde o obvio nunca e obvio e tudo tem explicaçao. POis bem este Donwsizing e para mim um dos filmes mais subvalorizados deste ano, ja que me parece que mais uma vez temos uma historia bem contada, arriscada na premissa que consegue ao mesmo tempo potenciar personagens comuns, como outras que entram para encher o filme narrativamente. Contudo parece-me termos algo que nos filmes anteriores nao era tao trabalhado, ou seja, a capacidade de um filme tecnicamente dificil e que funciona.
E facil de aceitar que DOwnsizing nao e um filme facil, que se tem de entrar com mente aberta que ultrapasse o valor comico da situação, posto isto parece-me um otimo filme, bem escrito, com uma mensagem bem definica e com uma forma criativa de o contar. Numa altura em que nos queixamos vezes sem conta da falta de ideias originais por parte de alguns criadores, quando elas aparecem como e este o caso demonstramos talvez que ainda nao estamos preparados para elas.
A historia fala de um casal americano, a quem falta alguma coisa para ser feliz, que decide diminuir o tamanho, opçao entretanto criada de forma a aumentar os recursos da terra e mais que isso permitir que pessoa normais passem a ricos. Contudo neste novo mundo nem tudo corre como pensado.
Em termos de argumento penso que o filme funciona nos seus dois pontos de analise, uma ideia de base, criativa, original e bem montada ao qual se une um filme que acaba por dar muito dos seus personagens que encaixam uns com os outros. No final pode parecer demasiado filosofico, mas e facil conseguir atingir um ponto que o filme quer.
Em termos de realizaçao e o filme mais vistoso de Payne em toda a dificuldade do criar um mundo maior e mais pequeno em comparaçao. Nunca e um filme que quer grandes efeitos mas consegue tirar lucro na sua historia de base. Payne parece-me um realizador de momento preparado para tudo.
No cast parece obvio que o filme consegue ser inteligente nas escolhas que faz, Damon e seguro como protagosnista, ja que o filme nao exige muito do seu personagem para alem do equilibrio. Todos os louros vao para Hong Chau que desde o momento que entra domina o filme. As diversas nomeaçoes para os premios eram mais que justificadas, e a sua ausencia nas nomeaçoes aos oscares algo completamente incompreensivel.

O melhor - A forma como uma mensagem politica pode dar origem a um filme diferente

O pior - Os ultimos vinte minutos sao demasiado filosoficos

Avaliação - B+

No comments: