Friday, February 02, 2018

Wonder Wheel

2017 ficara na historia como um ano maldito para Woody Allen, o experiente realizador viu reacender a polemica relativas ao seu comportamento sexual muito empolgado pela luta politica do momento em hollywood, mas criticamente este que era um filme que pela sua data de lançamento poderia entrar na luta pelos premios acabou por nao conquistar a critica com avaliações medianas com tendencia negativa e comercialmente ficou muito longe daquilo que o melhor Allen conseguiu.
Wonder Wheel é um projeto maior do Allen, nem tanto do ponto de vista narrativo onde é um filme de dialogos longos e ritmados como Allen nos habituou mas sim na criação dos cenarios na recriaçao da Conney Island dos anos 50. Nesse particular, ou seja na componente tecnica o filme tem valor, com uma preocupação com a fotografia que muitas vezes os filmes de Allen nao tem dando primazia ao argumento. Neste caso pese embora a formula seja a mesma temos um Allen virado do avesso.
E temos esta caracteristica porque o calcanhar de aquiles e o ponto que provoca dano irremediavel ao filme e mesmo a narrativa e um argumento previsivel, sem força que nos conta obviamente uma historia menor igual a tantas outras e mais que isso um filme que nunca consegue nos dialogos ter o simbolismo de Allen, parecendo tudo demasiado forçado e quase sempre sem qualquer tipo de chama. Esta fraqueza clara no argumento torna o filme pouco interessante sendo que o espetador acaba por estar mais atento a cor e fotografia do filme, ja que o resto e claramente pouco interessante.
Assim se resume um projeto que se percebe ser ambicioso de Allen mas que falha onde normalmente ele é mais certo. Provavelmente porque nos habituou com filmes muito mais ricos na especificidade e significado seja dificil de gostar desta obra, mesmo que seja facil reconhecer um bom trabalho de realizaçao, fotografia e interpretaçao, o argumento coloca tudo em causa.
A historia fala de uma mulher que mantem uma relaçao pouco intensa com um marido mais velho que inicia uma relaçao com o nadador salvador da praia, contudo esta relação vai ser vista de forma diferente por ambos, ainda mais quando entre ambos aparece a enteada da primeira.
E no argumento que o filme falha em toda a linha, personagens quase sempre mal definidas com excepção da central, dialogos demasiado teatralizados e uma narrativa pouco original e interssante fazem deste argumento pouco ou nada apelativa e que nada conjuga com as outras componentes do filme.
Na realizaçao Allen tem um dos seus trabalhos mais arriscados e mais vistosos, pena que todas estas componentes sejam desprediçadas num guiao de menor qualidade, para um realizador em fim de carreira e que merecia um filme mais consensual sobre todos os prismas.
No cast algum desiquilibrio, Winslet tem uma interpretaçao intensa e forte, levando o filme para os seus melhores momentos, fica a sensaçao que com um filme mais proximo da critica WInslet poderia sair beneficiada numa corrida aos premios. O seu grande problema e que os restantes actores estao sempre num nivel bastante inferior.

O melhor - A recriação da Wonder Wheel

O pior - O argumento

Avaliação - C

No comments: