Thursday, February 01, 2018

Tragedy Girls

O Terror e o absurdo são formas muitas vezes utilizadas de forma a ridicularizar a satirizar com diversos assuntos. Este ano e lançado em alguns dos festivais da especialidade surgiu este pequeno filme de terror adolescente que acabou por obter criticas razoáveis dentro de uma mediania tipica dos filmes de terror. Comercialmente e fruto da ausencia de figuras de primeira linha os resultados foram bem mais modestos, mas sublinha-se que este filme está longe de ser um filme para multidões.
Sobre o filme parece-me claro que o objetivo do filme e a satira com a adolescencia e com as novas tecnologias e nesse particular o filme funciona pela forma com que ironiza e leva ao extremo as situações de forma a fazer passar a sua ideia. Alias e sempre mais vincada a vertente comica do filme do que a de terror, que pese embora seja quase sempre exagerada nunca impressiona o espetador, mesmo com o sangue em dose elevada.
Tragedy girls mesmo caindo muitas vezes no absurdo e ai penso que o filme deveria ser mais pausado ou não ir tão longe tem a sua graça pelo exagero, pelo insolito das situações, mas tambem por uma mensagem cada vez mais clara que muita gente faz tudo para ser falado em redes sociais, e nisso o filme acaba por ter uma mensagem bem actual mesmo tendo em conta o exagero do que relata.
Ou seja um misto entre terror juvenil de exagero com uma comedia de adolescentes, de um filme que com um tema serio nem sempre se leva a serio, com alguns apontamentos que mais parece retirados de filmes que gozam com outros filmes do que propriamente de uma comedia com objetivos proprios e bem delineados, mesmo tendo em conta o excesso de violência presente e o lado demasiado asburdo de muito das suas opções.
A historia fala de duas adolescentes que fanaticas por crimes em series tentar criar o seu legado deixando um rasto de sangue e morte pela escola que frequentam. Contudo tudo vai ser colocado em causa quando uma inicia uma relação com um individuo da escola que a faz pensar no modo de vida.
Em termos de argumento e obvio que a ideia e a concretização da ideia e quase sempre disparatada e desprovida de grande sentido. Contudo quando analisamos o seu caracter satirico encontramos um valor claro num filme exagerado mas com uma mensagem bem delineada.
Em termos de realização é claro que o filme exagera na violenca gratuita das sequencias algo que me parece que o filme não necessitava Mcyntire é um realizadores de filmes de terror serie B e aqui adopta essa forma de realizar.
No cast o duo de jovens protagonistas interpretam bem o que as personagens tem, o lado perfido com a inocencia da adolescencia acabam por encaixar quer do ponto de vista de interpretação quer fisico. Nao e propriamente neste tipo de registos que os grandes actores se criam, mas pode ser uma chamada de atenção para ambas.

O melhor - O valor satirico do filme

O pior - Demasiado absurdo em varios momentos

Avaliação - C+

No comments: