Friday, February 23, 2018

Just Getting Started

Verão, Natal, comédia e terceira idade, tudo parece obvio num cocktail que tinha tudo para se tornar num rotundo floop de Natal e o que é certo é que assim o foi, criticamente este filme foi totalmente aniquilado nas suas avaliações, e talvez por isso e não só comercialmente foi um desastre para um filme que ainda conseguiu destribuição wide, mas como já se previa os seus argumentos eram pouco fortes para um mercado tão competitivo.
Uma das maiores dificuldades que um actor pode ter em Hollywood é entrar na 3º idade e não ter a capacidade de escolha dos filmes, dai que me parece obvio que dez anos antes nem Freeman nem Lee Jones alguma  vez podessem pensar entrar numa comedia tão fisica e tão sem graça como esta, que acabou por nada mais nada menos demonstrar ainda mais as debilidades fruto da idade dos seus protagonistas, numa especie de comedia que nunca consegue ser engraçada e com uma historia completamente desinteressante.
Muitas vezes ao longo do filme pensamos como e possivel um estudio de primeira linha lançar um argumento tão pobre como este a todos os niveis. Alias o filme tem um elemento policial que encobre a identidade da pessoa que tenta fazer mal a um dos protagonistas para depois ser uma personagem que nem entrou antes. Mas não é so aqui que o filme e absurdo a sequencia de comedia e de disputa entre protagonistas para alem de ter uma clara falta de graça tem momentos de uma realização quase amadora.
Por tudo isto este filme e uma das piores comedias não só deste ano mas dos ultimos anos, que tem a cereja no topo do bolo a tentativa de nos trazer um natal com calor que como todos sabem tem tudo menos o espirito desejado. Ou seja um conjunto de actos falhados que reuniram num filme que a determinados momentos faz-nos pensar se o seu objetivo não era mesmo fazer tudo mal.
A historia fala de dois idosos que se reunem num vila para reformados de primeiro nivel que começam uma disputa entre si pelo mais forte da vila. Tudo fica pior quando um deles começa a ser alvo de tentativas de homicidio relacionados com o seu passado.
O argumento e disfuncional a todos os niveis de analise, na vertente policial alimenta um suspense que acaba por nao dar a lado nenhum, e em termos comicos tenta tanto para resultado nenhum porque o filme nunca consegue ser minimamente engraçado.
Na realizaçao Ron Shelton é um realizador experiente mas que estava ha diversos anos fora de competiçao, e este filme vem demonstrar que talvez a reforma teria sido a melhor opçao porque quer em argumento mas principalmlente na realizaçao o filme e um completo desastre.
No cast é percetivel a dificuldade dos actores conseguirem filmes numa determinada idade, mas dois vencedores de oscares com dimensão como Lee Jones e Freeman nada ganham neste tipo de filmes para alem de demonstrar dificuldade em tar pronto para outros voos.

O melhor - Ron Shelton provavelmente não vai regressar

O pior - O filme não consegue fazer funcionar uma graça

Avaliação - D-

No comments: