Monday, February 19, 2018

Basmati Blues

Numa altura em que Bollywood tem ganho novamente alguma força e mediatismo no cinema cada vez mais temos filmes que cruzam Hollywood e o cinema indiano. Esta produção que teve alguns avanços e recuos foi uma das que trouxe actrizes de primeiro nivel para a INdia. O resultado foi contudo muito pobre a todos os niveis, desde logo criticamente onde o filme foi absolutamente arrasado pela critica, e comercialmente onde Brie Larson por si só não conseguiu levar o filme para altos voos.
Basmati Blues é obviamente um filme com muitos erros, desde logo no excesso de musica, o que nos leva para os filmes de serie B de Bollywood, com um problema que contamina tudo, é que em nenhum momento as sequencias musicais são bem feitas, bem coreografadas e pior que isso fazem sentido no filme em si. Ou seja uma das caracteristicas que o filme quer fazer de uma forma vincada acaba por resultar num absurdo repetitivo, que acabam por prejudicar de imediato o filme.
Mas não é apenas neste ponto que o filme falha em toda a linha, um argumento totalmente basico que parece escrito e idealizado por uma adolescente de 13 anos, sem qualquer supresa, sem força nas personagens e mais que isso com um fim obvio nunca poderia resultar num filme com qualquer tipo de dimensao significativa, ficando apenas a questão de como Larson aceitou protagonizar um filme com tantos defices a todos os niveis.
Por tudo isto e facil perceber que embora Bollywood tenha um estilo proprio em termos de qualidade de cinema limitam-se a replicar historias e conceitos, que não alteram mesmo quandto tem a visibilidade da presença de uma actriz de primeira linha como Larson. O resultado e mais do mesmo, numa especie de musical que por vezes parece propositado na forma como as sequencias musicais não sao revestidas de qualquer proposito ou sentido.
A historia fala de uma cientista americana que depois de descobrir uma nova forma de fazer arroz, dirige-se para a INdia onde vai tentar implementar a sua descoberta, contudo vai perceber que a empresa para o qual trabalha esta longe de ter as melhores intençoes com os agricultores locais.
Em termos de argumento o filme e todo ele um cliche, quer nos compromissos de honra das personagens mas acima de tudo na historia de amor, tudo é mal construido e mais que isso pouco potenciado. Nos dialogos percebemos sempre que o filme não tem fio condutor e mais que isso as sequencias musicais sao absurdas.
O filme marca a estreia na realizaçao de Dan Baron, que tem um papel pouco interessante, nunca consegue retirar beneficios do contexto da india e mais que isso consegue parecer ridicula todas as sequencias relacionadas com musica. Ou seja como realizaçao um autentico desastre.
AInda hoje Brie Larson deve questionar a razão que a levou a aceitar e mais tarde concluir este projeto. A sua personagem como todo o filme é infantil e muitas vezes absurda, num cinema cada vez mais exigente deve-se ter cautela com este tipo de apariçoes.

O melhor  - Quem se quiser recordar de Bollywood tradicional

O pior - A forma como o filme atinge o absurdo nas sua componente musical

Avaliação - D

No comments: