Friday, September 08, 2017

Viceroy's House

Com um cinema de Bollywood cada vez com mais força é comum que outros produtos de cinema de origem diversa acabe por tentar tocar um pouco não so na cultura indiana mas mais que isso na sua historia. Este filme acaba por ser isso, tentando-se focar nos ultimos tempos de dominio ingles, e mais que isso na forma como tudo acabou. Este ambicioso filme acabou contudo por ter criticas demasiado diferentes o que acabou por não lhe dar grande força critica. Comercialmente sendo uma produçao inglesa e indiana, sem figuras de uma primeira linha de hollywood acabou também por ter resultados quase irrelevantes.
Sobre o filme devemos acima de tudo dividir o mesmo em dois pontos, do lado romantico do filme, parece-nos um filme simples, sem grande complexidade, uma historia que facilmente poderia sair de um filme de classe baixa de bollywood. Contudo no epicentro quer da relação quer do filme surge um conflito historico que dota o filme de uma dimensao que inicialmente parece não ter, que é a formação da India e do Paquistão pela divisão religiosa e pelo conflito e negociação ocorrida nos ultimos tempos de dominio ingles. Aqui o filme consegue para além de objetividade na analise historica consegue encaixar bem este ponto num drama romantico mais simples de personagens de um filme de domingo a tarde.
Assim o filme acaba por com uma simplicidade que nem sempre é facil num filme historico tratar o assunto com a seriedade e profundeza qb que ele merece, sem nunca perder a vertente entertenimento que acaba por prender o espetador. mesmo que durante alguns periodos, principalmente na fase inicial o filme tenha alguns problemas na gestão de ritmo, acaba por no final ter um resultado competente.
Em termos produtivos o filme não sendo uma produçao cara, consegue aproveitar espaços e construçoes, para ser interessante do ponto de vista estetico. Em determinados momentos é facil perceber que não é um filme de interpretes de primeira linha mas isso de uma forma geral nunca condiciona o resultado final do filme.
A historia fala de um casal indiano de religiões diferentes que serve o ultimo vice governador da india ao serviço da coroa britanica, que acaba por sofres as fraturas provocadas pela independencia e fraçao daquele pais, por decisoes mais que politicas.
Em termos de argumento parece-nos sempre um filme mais responsável e competente do que brilhante e original. Bem equilibrado na forma como concilia vertentes diferentes da historia, ou seja o lado ficional da relação amorosa com os dados historicos que a contextualizam. Por vezes parece exagerar no lado positivo das personagens que escolhe.
No que diz respeito a realização Gurinder Chadha ganha mais relevância neste filme por ser neta de uma das pessoas marcadas pelo aspeto historico detalhado pelo filme. Em termos de carreira sabe perfeitamente utilizar a cultura indiana no filme em todas as virtudes que a mesma pode dar esteticamente para um filme, que se percebe não ser de grande produção.
No cast se em termos do cast ingles o filme optou por figuras conceituadas e marcadamente competentes, mesmo que o filme nunca exija destes grandes trabalhos. No que diz respeito ao cast indiado parece-nos ter existido uma maior preocupação que o casal funcionasse em termos esteticos do que em termos interpretativos, algo que é comum ao cinema daquele pais.

O melhor  - A conjugação de uma historia romantica simples num momento historico complexo

O pior - A forma como nem sempre o cast indiano consegue responder a algumas exigencias  no que diz respeito à interpretação dramatica

Avaliação - B-

No comments: