Thursday, September 14, 2017

47 Meters Down

Pode um filme de baixo orçamento pensado para lançamento em DVD e aluguer de repente surgir numa estreia Wide, e como uma posta de uma distribuidora de uma linha intermedia. E resposta é positiva já que este foi o caso completo deste pequeno filme, que quem sabe aproveitando o facto da Mandy Moore ter ganho protagonismo com This is Us, acabou dar alguma força comercial a este pequeno filme. Os resultados criticos do filme foram medianos, e comercialmente tendo em conta que se trata de um projeto inicialmente pensado para aluguer, os resultados foram bem consistentes.
Sobre o filme, normalmente estes filmes pequenos, tem como principal objetivo nos dar a sensação de claustrofobia, numa unica situação, ou seja não são filmes preocupados em ter qualquer tipo de coerencia em termos de argumento ou muita preocupação em caracterizar a balizar personagens. Este filme desiste facilmente de tudo isso, para rapidamente nos colocar as personagens no fundo do oceano, e numa tentativa de luta desesperada pela sobrevivencia. E isso acaba por ser uma boa opção do filme.
O problema do filme é que recentemente e com contornos algo diferentes mas de uma forma mais artistica existiram filmes algo parecidos, como por exemplo Shallows o ano passado. Aqui temos um filme abordado de uma forma mais minimalista, claramente pensado para televisao, tendo em vista a forma simples com que o filme acaba por nunca arriscar em planos ou em grandes abordagens criativas do filme, que limita quase sempre a uma abordagem direta do seu objetivo central.
O que nos parece faltar no filme é alguma dimensão cenica, no fundo do mal, o filme adopta uma abordagem algo minimalista dos perigos e daquilo que confronta as personagens e nisso é obvio que se trata de um filme de baixo orçamento que acaba por a determinada altura perceber que vai ter uma dimensão bem superior ao esperado.
A historia fala de duas irmãs em ferias, uma delas com a vida particularmente conturbada, que decidem apos conhecer uns individuos praticar um mergulho em jaula. COntudo tudo acaba por correr pelo pior e acabam por ficar no fundo do mar, à procura de ajuda.
Em termos de argumento na maior parte do tempo o filme acaba por ser basico, o essencial, sem grande preocupação em caracterizar ou trabalhar as personagens bem como a potenciar dialogos. Rapidamente temos as personagens numa luta contra o mar. O filme no final é original, embora nos pareça que poderia concluir-se da melhor maneira.
Na realização Roberts era um autentico desconhecido em filmes semelhantes, ou seja Thrillers de horror, e que estranhamento integra o proprio nome do filme, como se de uma figura de proa se tratasse. Com os meios que o filme tem consegue criar algum impacto sensorial, mas pouco quando comparado com outros filmes de genero.
Em termos de cast, o filme é totalmente desempenhado pelas suas duas protagonistas, por um lado Mandy Moore, num bom momento de forma depois do sucesso de This is Us, e Claire Holt, mais relacionada com a televisão, que aqui acaba por ter também um papel simples, dando mais destaque à sua companheira de cast.

O melhor - O pseudo twist final

O pior - Em termos de dimensão estetica o filme é algo curto

Avaliação - C+

No comments: