Saturday, September 09, 2017

Captain Underpants

O cinema de animação nos ultimos tempos parece estar a perder alguma qualidade em termos de argumento, em termos daquilo que transmite, sendo usualmente mais feliz em franchisings consecutivos do que propriamente na criaçao de novos conceitos. A Dreamworks arriscou este ano com este rebelde projeto que conseguiu trinufar na critica, algo que nem sempre e comum com os filmes da produtora, mesmo que comercialmente tenha-se tornado num filme com resultados algo pobres para os objetivos de um estudio como este.
SObre o filme eu confesso que nos ultimos tempos, talvez desde Zootopia não tenho encontrado novos projetos de animaçao com algo de novo. Este filme tem pelo menos na sua rebeldia, e num estilo de humor diferente e mais adulto uma roupagem diferente daquilo que estamos habituados e nisso temos de sublinhar o estilo do filme, que para alem deste aspeto valoriza dois pontos positivos em termos de argumento o valorizar a criatividade dos menores e a amizade
Mas embora sejam notorios estes valores, o filme tem um grande problema e tão movimentado e as personagen sao tao eletricas que acabam por rapidamente esgotar o humor e serem acima de tudo irritantes, principalmente no que diz respeito ao protagonista que da o nome ao filme. Nisso parece que o filme tem muita dificuldade em equilibrar ritmos e nao ser repetitivo o que acaba por facilmente cansar o espetador.
Ou seja mais um filme que nos parece que nao ficara na historia da animaçao, num ano dificil para o genero. Mesmo em termos do argumento em si embora toque em temas relevantes e positivos o filme nunca se leva a serio nem nestes elementos preferindo um ou outro ponto mais comico.
A historia fala de dois amigos mal comportamentos que se juntam para criar personagens que descobrem uma forma de controlar o diretor da escola que os quer separar e tentar fazer com que este encarnando a personagem do capitao cuecas tente contrariar os planos de um vilao com interesses muito proprios.
EM termos de argumento o filme vale muito mais nos seus principios do que propriamente na forma como os trabalha. E indiscutivel que um filme que valorize a criatividade e amizade acima de tudo, tem bons principios mesmo que na pratica seja um filme demasiado barulhento e repetitivo.
Em termos de produçao mesmo na abordagem temos alguma criatividade e alguma diferença em alguns momentos, e nisso o filme diferencia-se de alguns filmes mais automaticos, mas nem sempre isso funciona principalmente no design dos bonecos e no risco de momentos marcantes.
No cast de vozes um grande trunfo Heart encaixa perfeitamente na sua personagem, embora seja mais velho e pauta muito do estilo de humor do filme. Contudo com uma escolha tao forte acaba por centrar demais a atençao em si, nao deixando muito espaço para os outros.

O melhor - A forma como valoriza a criatividade de menores.

O pior - O excesso de movimento que torna tudo demasiado irritante e repetitivo

Avaliação - C+

No comments: