Saturday, September 09, 2017

Logan Lucky

ALguns anuncios de hollywood mais não são do que simples manobras de markting, como e exemplo o anuncio de reforma de Sodenbergh, que demorou quatro anos a desaparecer, pelo menos na 7 arte apos ter aceite o repto de alguns dos seus colaboradores, para voltar ainda para mais ao mundo dos roubos. O resultado deste Logan Lucky foi extremamente positivo em termos criticos, algo que é comum principalmente como forma de carinho para um realizador que regressa. COmercialmente Sodenbergh salvo raras exceçoes nunca foi uma primeira linha e aqui os resultados foram modestos tendo em conta o cast reunido.
Sobre o filme eu confesso que nunca fui um adepto de primeira linha de Ocean's Eleven porque penso que tudo corre sempre demasiado bem. E aqui em dois terços do filme temos o mesmo problema, mesmo que desde logo percebemos que o filme tem um estilo independente, rebelde que tinha contexto para um humor mais trabalhado, mas que nunca tem esse objetivo, pese embora um ou outro momento de curiosidade delicioso como a negociação na prisão pela libertação de refens.
COntudo no final o filme vai mais alem do que um plano mais simplista, a forma como o filme cresce nos minutos finais de forma a surpreender o espetador e algo que Soderbergh ja tinha feito em Side Efects, e que aqui volta a fazer, e percebemos perfeitamente que o filme numa segunda parte ganha mais intensidade e cresce até a um final no melhor. Por isso mesmo sendo um filme que poderia arriscar ainda mais na irreverencia de algumas personagens ou na intervençao das mesmas acaba por ser diferente, interessante, com originalidade, mesmo que durante uma grande parte seja algo descritivo.
Ou seja quando vamos ver este filme temos de ir preparados para ver um Oceans Eleven saloio, mas ao mesmo tempo um filme que no final vai ligeiramente mais longe. Aqui penso que o plano final poderia e deveria ser mais trabalhado para levar o filme para um nivel ainda maior, mas confesso que me parece que isto nao seria facil de fazer.
A historia fala de um grupo de irmãos marcado pelo infortunio que planeia assaltar o cofre de uma cidade de corridas, tento para isso a ajuda de outra familia, tentando planear o golpe perfeito.
Em termos de argumento na primeira hora, temos um plano exagera, com muitas nuances que vai sendo descrito com pouco realismo, mas com momentos paralelos curiosos. No final e apos a descriçao o filme cresce, torna-se surpreendente para o interessante final. mesmo assim fica a ideia que poderia ainda ir mais longe.
Soderbergh e um realizador com uma carreira de altos e baixos, aqui tem um trabalho simples, sem grande risco ou preocupaçao criativa, tentando sim dar um bom ritmo ao filme, e com os paralelismos que tanto marcam o seu estilo. nao sei se o filme e suficientemente grande para marcar o seu regresso.
Em termos de cast nao e um filme de grandes exigencias para a maioria dos protagonistas. O maior destaque vai para Craig, não pela dificuldade do seu trabalho, ja que o mesmo e de todo potenciado pela caracterizaçao, mas pelo facto de se distanciar da maior parte das coisas que fez até aqui. De todos parece-me obvio que o que acaba por ter o papel mais interessante e Adam Driver, demonstrando o bom momento pelo que passa.

O melhor - A ultima meia hora

O pior - No plano do roubo tudo correr como planeado


Avaliação - B

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