Sunday, September 10, 2017

Pirates of Caribbean: Dead Men Tell no Tales

Depois de uma primeira triologia de grande sucesso, e depois de em 2011 ter regressado com uma especie de reboot, eis que seis anos depois Johnny Depp regressou ao seu Jack Sparrow, numa tentativa de revitalizar o franchising agora com a descendencia dos papeis originais. Este novo resgate de uma das sagas mais rentaveis dos ultimos tempos, recebeu algumas das piores criticas da saga, mas isso nao impediu de principalmente em todo o mundo os resultados comerciais do filme voltarem a ser brilhantes promentendo assim um regresso.
Sobre o filme eu confesso que acho o primeiro capitulo um dos melhores blockbusters dos ultimos tempos, pelo ritmo, pelo sentido de humor e principalmente pela construçao de Depp. Depois foi sempre caindo por ter um estilo repetitivo e nunca conseguir ir para alem da continua repetiçao de ideias. E aqui temos mais do mesmo, ou seja mesmo com as novas personagens temos tudo igual, ou seja a personagem Sparrow torna-se ao quinto filme repetitiva, em termos de novas personagens estas apenas sao imitaçoes daquilo que ja vimos nos filmes anteriores com actores diferentes e pouco de diferente temos.
Certo é que em termos de animaçao no balanço descontraido entre sequencias de açao e mais que isso comedia o filme no seu tom ligeiro ate pode funcionar como filme juvenil, ainda a mais que em termos de produçao e de efeitos especiais torna-se um filme arrojado e de bom nivel, o que acaba por tornar este produto obvio, de consumo rapido, mas o facto de não tentar ir muito alem tambem acaba por não o tornar um desastre mas sim um filme de satisfação imediata.
O grande senao do filme reside no facto de ter iniciado com um brilhante filme e nunca ter conseguido se aproximar do primeiro filme, o balanço entre os lados das personagens torna tudo demasiado confuso, principalmente porque todas as mudanças sao repentinas. Parece-me obvio tambem que neste caso e devido ao facto de incluir novas personagens poderia correr mais risco e apresentar algo marcante ou com mais dimensao.
O filme segue as aventuras de Jack Sparrou agora na companhia do filho de Will Turner, e de uma jovem bruxa, que vao tentar contrapor os planos de um pirata fantasma e a sua equipa que vao tentar extreminar todos os piratas ainda no ativo.
Em termos de argumento temos algo muito parecido do que vimos nos filmes anteriores, pouco risco, pouca novidade, onde as novas personagens seguem ou colam-se demasiado ao seus antecessores. Mesmo assim um bom balanço entre humor e açao que sao a marca de agua desta sagam
Na realizaçao depois da primeira triologia estar a cargo de Verbeski na sua fase mais comercial e o quarto do tarefeiro Rob Marshall, neste filme temos ao leme a dupla nordica  Sandberg e  Ronning realizadores ainda novatos no cinema de grande produçao, que aqui de uma forma simples dao o protagonismo aos valores dos efeitos especiais sem qualquer risco ou componente artistica. Pelo menos como tarefeiros as coisas nao correram mal.
No cast, se na maioria das pessoas que englobam o filme temos apenas a replicaçao de trabalhos ja feitos, na inovaçao parece obvio que Twhaites e Scodelario tentam dar uma roupagem mais moderna aquilo que Bloom e Kneigtley tinham feito no primeiro filme, mas no caso dele com um resultado menos interessante. Para vilao Bardem garante sempre competencia, principalmente porque é na sua personagem que reside os grandes efeitos especiais.

O melhor - Os efeitos especiais


O pior - A incapacidade de filme para filme nao existir algo de subinhar para a saga

Avaliação - C+

No comments: