Saturday, September 30, 2017

It

Desde o momento em que esta produção foi apresentada que de imediato se tornou por razões algo desconhecidas um dos filmes mais aguardados do ano talvez pela forma como conseguia juntar a aventura juvenil e o terror. E se a expetativa ja era elevada depois das boas avaliações que acabaram por resultar numa aceitação critica interessante comercialmente It tornou-se o Boom do fim de estação com resultados impressionantes que fazem dele um dos maiores sucessos da historia em termos de terror.
E obvio que um filme sobre um palhaço assassino por si so para alem de fazer pouco sentido parece algo de serie B. Entao como e que se consegue transformar uma historia sem sentido e pouco possivel de ter logica num dos melhores blockbusters do ano. A resposta e facil, o filme percebe perfeitamente o que acerta no sucesso de stranger Things e potencia-o ao maximo numa experiencia ainda melhor do que a serie da netflix pese embora os paralelismos sejam evidentes.
O que funciona desde logo as personagens o estilo das personagens e a forma como elas se encaixam como um todo, o caracter ligeiro que balança com um terror de primeira linha, a caracterizaçao de pennywise, mas mais que tudo o estilo dos anos 80, combinam numa especia de Strange Things no cinema e com mais graça natural e com um vilao muito mais mitico.
E é no timing que o filme acerta em cheio proporcionando duas horas de entertenimento puro, que consegue conciliar uma curiosidade humoristica, personagens irreventes e um terror qb, quase sempre montado pelo lado estetico do palhaço e pela forma como este conseque em todos os momentos ser aterrador. Parece.nos que a escolha por um filme de acção juvenil e bem mais interessante do que o terror por si so, e nisso o filme ganha com ser acima de tudo, um filme de personagens.
Em termos de argumentos um conjunto de jovens mal integrados no contexto escolar, vitima de bullyng por parte dos mais velhos acaba por se unir de forma a tentar derrotar algo que esta a fazer alguns menores da cidade desaparecer e com uma força inatacavel.
No argumento a dupla de escritores tem o merito de dotar o filme de uma serie de atributos como dialogos e personagens que nao o fazem depender da coerencia do lado de terror e da explicação  para o que assistimos e esse acaba por ser o truque que diferencia o filme em toda a linha.
Na realizaçao Musichetti ja era um exprimentado no terror, que sabe como impressionar o espetador, aqui parece-me que acima de tudo o lado estetico de Pennywise funciona em toda a linha acabando por tornar tudo bastante assustador sem necessitar de grandes truques de camara. Um objetivo realizador de terror.
Num cast recheado de jovens todos funcionam principalmente em simbiose, sendo que o maior destaque acaba por ir para Finn WOfhard, talvez mais conforntavel com o genero pelo facto de ja ter participado em Stranger Things. Depois o destaque natural para a composiçao de Skarsgard, apoiado por uma caracterizaçao de primeira linha, consegue o seu grande proposito ser assustador.

O melhor - Nao se ficar pelo terror que quer impressionar.

O pior - Não deixa de ser um palhaço assassino com poderes interminaveis e sem grande razão

Avaliação - B

No comments: