Sunday, January 18, 2015

Unbroken

Desde que a produção deste filme foi anunciado, as listas de candidatos aos oscares de inicio de corrida tinham logo um front runner, já que tinhamos uma historia de um heroi de guerra, com um argumento dos irmãos Cohen e a sempre benvinda estreia na realização de uma super estrela neste caso Jolie. Os resultados do filme após as primeiras visualizações deram de imediato a noçao que o filme não seria tao bem aceite pela critica como era expectavel dai que se tornou o grande perdedor nas nomeações aos Oscares concorrendo apenas nos tecnicos. Comercialmente as coisas correram bem melhor para Jolie com mais de cem milhoes arrecadados so nos EUA.
Sobre o filme podemos dizer que é um filme heroico mas contado de uma forma simples, sem adornos, o que se por um lado torna tudo tão objectivo e o cinema uma arte tão simples na transmissão de ideias por outro lado com tanta materia prima o filme poderia e deveria ter mais risco e mais arte em cada uma das suas componentes que o levasse para niveis de cinema de alto nivel algo que o filme nunca chega a ser. Mas o que sublinhou tanto esta expetativa acabou por ser o grande contra do filme, todos esperavam um filme unico e temos um filme simples que conta da maneira mais basica uma historia complicada que vale por ela propria, e é isso que o filme nos dá a historia em si mesmo.
Mas não poderia o filme ter mais do que a historia em si, devia, mas ai pensamos que o filme ou neste caso Jolie não teve arte para catapultar o filme para mais altos voos, os promenores de realizaçao terminam nos primeiros vinte minutos, as opções de montagem igualmente e tudo o resto e simples, sem entrar em grandes relaçoes entre persoangens o filme tem como objectivo filmar o sofrimento de um homem e isso consegue.
Talvez por isso pensamos que é um filme que cumpre para quem nada esperava dele e frustra todos os que pensavam estar presentes no filme do ano. Todos podem dizer que com o argumento nas maos de alguem tao singular o filme tinha de ter um cunho pessoal e ultrapassar as barreiras do documentarios, e isso acaba por ser aceite por todos.
O filme fala de todas as dificuldades de Zamperoni um ex atleta olimpico que virou soldado e acabou por ser capturado em solo Japones, o que levou a uma luta pela sobrevivencia titanica e so ao alcance de alguem com uma força inexplpicavel.
O argumento e simples, basicamente limita-se a dar-nos momentos de vida de uma pessoa, sem grande preocupaçao nas caracteristicas dele ou das pessoas com quem ele lidava, tudo isso e ultrapassado no filme e este quer dar destaque e superaçao humana da personagem dai que temos um argumento simples ao maximo, agora resta saber se esse era o objectivo já que para este tipo de filmes não era necessario os irmaos Cohen.
Na realizaçao a estreia de Jolie deixa um sabor agridoce, se no competo geral a realizaçao e ultrapassada pelos factos historicos em si e nunca existe uma tentativa de o filme dar algum espaço a este ponto, por outro lado os poucos apontamentos como a forma como os registos olimpicos são filmados deixam perceber alguma qualidade como realizador que o futuro nos ira demonstrar ou não.
No cast Jolie arriscou ao dar um papel tao dificil a um mero desconhecido, mas O Connell funciona e bem em toda a linha no papel, na forma fisica com que se entrega ao papel, um dos papeis mais exigentes deste ponto de vista dos ultimos tempos, a intensidade dramatica empregue apenas deixa a nu alguma falta de carisma de um actor que pelo facto de ainda ser desconhecido poder pagar neste ponto, já que em tudo o resto tem uma prestação que merecia mais atençao da academia principalmente comparado com outros nomeados. Mesmo Gleeson merecia outro tipo de destaque por toda a forma do seu curto papel, mas intenso de um actor num plano de destaque interessante que sera totalmente colocado a prova num futuro proximo.


O melhor – O instituto de sobrevivencia de Zamperini.

O pior – O filme se limitar a isto.


Avaliação - B

No comments: