Thursday, January 01, 2015

The Book of Life

Podemos considerar facilmente que 2014 não foi um ano tipico para os filmes de animaçao. Depois do sucesso brutal de Lego Movie, poucos foram os filmes que agradaram a critica ou surpreenderam por qualquer tipo de inovação principalmente no Verão. No final do ano, junto com os Monstros das Caixas surgiu este curioso filme produzido por Del Toro que conseguiu umas avaliações positivas contudo comercialmente sofreu o facto de ser um filme mais de autor do que para crianças mesmo assim teve resultados visiveis.
Sobre o filme, podemos dizer desde logo num ano negro para a animaçao em geral este pequeno filme e mais original em todas as vertentes e tem mais qualidade do que a maioria dos filmes que durante este ano viram a luz do dia, principalmente pelo tipo de desenho, e por todos os cenarios a junçao de genros e as influencias bem presentes no filme como principalmente Burton.
Por todos estes factos sem estarmos contudo num filme para a eternidade estamos num filme compentente com espirito artisitico no risco das imagens e na formaçao das personagens, com uma historia bonita com emoçao e sentido de familia, uma mensagem positiva e que consegue ter momentos de humor espontaneo, ou seja muitos ingredientes para um bom filme.
Tem um problema e esse faz com que a avaliaçao em si seja mais modesta, o rtimo inicial perde quando entre no mundo do alem aqui o filme torna-se mais artistico em termos de imagem mas perde alguma da coerencia narrativa que estava presente no filme.
A historia fala de uma aposta entre dois seres supremos sobre qual de dois amigos no futuro casara com a amada de ambos, duas personalidades diferentes de duas formas de ver a vida e que vao competir em adultos pela mesmo mulher.
O argumento começa bem, toda a introdução espaço, contexto personagens e bem feito, depois vai perdendo alguma coerencia principalmente quando o argumento se torna mais paralelo entre realidades e assim mais dificil, tem como problema não ser um filme facil para crianças e não ser por si so um filme para adultos.
A produçao e excelente os bonecos podem não ser bonitos mas funcionam sao proprios e dao cunho pessoal ao filme numa animaçao cada vez com menos risco, este tem e tem arte e isso deve ser sublinhado.
No cast de vozes de registar a excelente composiçao vocal de Saldana numa das melhores interpretações vocais dos ultimos tempos numa personagem que nem exigia, mesmo no que diz respeito aos restantes podemos dizer que o nivel neste parametro e dos melhores que temos assistido nos ultimos tempos.

O melhor – Ter cunho proprio de autor.

O pior – Perder alguma consistencia ao longo do filme


Avaliação - B

No comments: