Saturday, January 17, 2015

Big Hero 6

A altura de Natal constuma ser prodiga para a Disney lançar os seus filmes ultimamente sem o apoio da Pixar. E nos ultimos anos esta epoca tem sido aquela que tem resultado melhor para o estudio principalmente em termos criticos como foi o caso de Wreck It Ralph e o ano passado com Frozen. Este ano a historia repetiu-se este Big Hero 6 conseguiu boas criticas melhores que a maioria dos filmes de animação conseguindo o sempre ambicionada nomeação para o Oscar na categoria e em termos de bilheteira o filme foi um excelente sucesso mais um para registo da disney.
Sobre o filme o que podemos dizer, desde logo que se trata de um filme de acção mais que um filme infantil, ou seja diversas tematicas como a morte, a perda a recuperação estão presentes, algo incomum para o filme mas que este debruça com alguma qualidade temas tabus mas que alguem deveria dar o inicio na abordagem a este tipo de filmes pela sua naturalidade, e isto acaba por ser mais que uma qualidade interior do filme, um marco que era importante registar.
Contudo na sua generalidade o filme é um filme de super herois em equipa simples, proximo dos filmes da Marvel mas desta vez em animação com o ritmo destes mesmos filmes mas com um profundidade emocional menor principalmente quando comparado com outros filmes do genero, o que o faz ser mais blockbusters do que um marco para a historia do cinema de animação.
Outro grande ponto do filme prende-se com a excelente personagem de Bimax o grande responsavel pelos momentos humoristicos do filme, e pelo lado mais ternurento sempre necessaria a um filme da disney, direi mesmo que se trata de uma das melhores persoangens e mais actuais dos ultimos tempos num filme do grande estudio e podera ser o motor para possiveis sequelas que irão certamente surgir.
A historia fala de um adolescente prodigio que após criar microrobots ve o seu irmão falecer num incendio e ve alguem se apoderar da sua ideia para praticar o mal, junto de alguns amigos e mais que isso de um estranho robot constitui uma equipa de super herois para combater o temivel vilao.
O argumento e na linha narrativa basico, colado a muitos filmes de super herois não e na narrativa, persoangens e dialogos algo de particularmente original, tem como maior originalidade o facto de conseguir utilizar um humor simples, e de apelar a algumas emoçoes novas como a perda.
Em termos de produçao cada novo filme da disney temos risco e evoluçao, e tecnicamente e sem duvida o filme de animaçao do ano, quando outros parecem não apostar na inovação a disney continua a apostar ao maximo nas persoangens nos detalhes e em novas formas de fazer inovação e neste plano temos um vencedor.
No cast de vozes como já vem sendo habitual na disney pouco ou nenhum risco em termos de figuras de proa, assim as personagens não ficam coladas a um actor conhecido mas a elas proprias e isso acaba por ser proveitoso para sequelas de registas a excelente escolha da voz para bimax.

O melhor – Bimax

O pior – Nao ter a profundidade moral de outros filmes da disney


Avaliação - B

No comments: