Thursday, January 29, 2015

Alexander and the Terrible, Horrible, No good, Very Bad Day

Este filme de Outono familiar produzido pela Disney Studios tem talvez o titulo mais estranho e pouco funcional comercialmente que há memoria. Este facto aliada a mais que uma previsivel responsa mediana em termos criticos pode ter sido responsavel por um resultado comercial mediano longe da força que a maioria dos titulos deste estudio conseguem ter.
Sobre o filme quando observamos um filme em imagem real da disney sabemos que vamos ter ou um filme com fantasia ou uma comedia familiar simples: Neste caso estamos claramente nesta segunda opção ou seja um filme simples de familia, com uma mensagem positiva um humor simplista quase sempre fisico, daqueles filmes de facil visualização que nunca nos vai encher o olho mas que sinceramente nunca vamos odiar.
E obvio que o filme tem criticas faceis como isto ja foi visto milhares de vezes principalmente em comédias familiares dos anos 80, que o humor utilizado e demasiado tradicional e desactualizado, mas e aqui que temos de analisar a obra como um todo e acima de tudo o publico alvo da mesma, claramente infanto juvenil. Assim e facil assumir que o filme cumpre em larga escala os seus objetivos com simplicidade sem cair na repetição e para isso faz um filme bastante curto e com um ritmo interessante.
Podemos sim dizer e que em face do estudio em questão a aposta poderia e devia ter sido mais arriscada nao numa historia ja vista, e aqui entramos totalmente de acordo, pois mesmo neste genero podiamos encontrar filmes mais artisticos e creativos e nao entrar num tradicionalismo exagerado que de facto nao tras muito de novo ao cinema.
A historia fala de um jovem, que no dia de anos dele, deseja que tudo se altere ou seja que todos os elementos da sua familia tenham um mau dia para perceberem a sua realidade, contudo tudo se torna assustadoramente mau colocando em causa todos os sonhos do mesmo algo que so pode ser ultrapassado com a uniao de todos eles.
E facil perceber que o argumento e repetitivo com uma premissa muitas vezes usada, com uma humor tradicional ao maximo, mas com uma mensagem positiva o que nunca e demais, esta longe de ser um argumento brilhante ou mesmo original mas para os objetivos concretos do filme e funcional.
Na realização surpreendeu um creativo como Arteta pegar no leme de tão basico filme, e o certo e que se encaixou num registo longe do seu com profissionalismo mas sem o sublinhar de outros filmes, e uma aposta estranha deste realizador.
No cast nada demais, em termo dos mais jovens uma interpretação mais fisica do que exigente nos mais graudos Garner e Carrel no tipico papel das suas carreiras que ja o fazem em piloto automatico


O melhor - A mensagem positiva do filme.

O pior - Um estudio como a Disney apostar em algo tão repetido

Avaliação - C+

No comments: