Monday, January 12, 2015

Birdman

Desde as suas primeiras exibições que este particular filme de Inarratu se tornou num fenomeno critico apostado em ser um dos cavalos mais fortes na corrida aos oscares. Numa historia propria, proxima da critica que adorou o filme com algumas das melhores avaliações do ano, o filme teve mais dificuldades na bilheteira graças a sua formula claramente independente, mas mesmo assim em face do numero de cinemas em que estreou podemos dizer que o filme se tornou um claro sucesso em todos os niveis que sera potenciado com as nomeações para os oscares.
Sobre o filme o que podemos dizer a nao ser que e talvez o filme mais original narrativamente do ano, um dos melhores interpretados e talvez o filme mais proximo de uma obra prima que temos até agora no presente ano, e para isso o filme tem tudo que o filme deve ter desde logo um argumento extremamente rico em personagens e dialogos, uma forma de realizar propria e nova que prende o espectador a magia do cinema pelas suas duas horas de duração.
Tudo funciona no filme desde o seu corpo narrativo central até às curiosidades e tudo num olhar muito proprio de um realizador que demonstra nao ser um autor de emoçoes pesadas, consegue ter um tom ligeiro que faz o filme ter ainda mais força sem perder o simbolismo metaforico a cada momento que o desconstroi como poucos consegue fazer.
Por isso considero este um dos grandes filmes deste ano, defeitos muitos poucos sao encontrados a nao ser o final, que pode ser um adereço demasiado metaforico para um filme que usa este recurso mas com capacidade de descontroção, mas mesmo este ponto da o lado emocional do filme que este vai ganhando ao longo da sua duração.
A historia fala de um actor de cinema preso ao passado de sucesso que tenta reconstruir o seu mediatismo a custa de uma peça de teatro totalmente construida por si, aos poucos percebe que o sucesso contaminou todos os aspectos da sua vida, que poderá nunca regressao ao que foi.
Em termos de argumento o filme e perfeito, original na premissa, na abordagem, personagens de eleiçao que cativam o espectador desde as mais complexas as mais simples, dialogos que tem o peso emocional com a força de um valor comico interessante, junta-se naquilo que deve ser um guião inovador para o cinema actual.
A realização de Inarratu e fascinante, o que poderia ser um filme mais ou menos facil de filmar ele transforma numa obra de arte de autor e aqui se ve os grandes realizadores aqueles que conseguem de uma obra obvia uma obra prima e Inarratu chega ao nivel maximo da sua carreira no filme que talvez menos exigia de si.
No cast todo ele e brilhante Keaton tem o papel da sua vida, muitos anos depois do seu sucesso maximo, consegue o reconhecimento que ja merecia num regresso excelente que hollywood ja nos habituou nos contrastes de serenidade com explosão, contudo perde cenas para Norton que quando tem o filme em sua volta tem o destaque todo, num actor tambem de regresso ao seu melhor e um dos actores em destaque em 2014.


O melhor - A obra prima moderna

O pior - Os discutiveis ultimos tres minutos

Avaliação - A

No comments: