Wednesday, January 07, 2015

Pioneer

As ultimas relações entre o cinema europeu e o cinema americano tem surtido em filme interessantes pese embora o sucesso nunca tenha sido supre. Neste pequeno filme claramente mais europeu do que americano os resultados também não foram brilhantes quer comercialmente onde o filme teve algumas dificuldades de desempenho mas também criticas um terreno mais pródigo mas que não conseguiu atingir o seu patamar de satisfação.
Perante o referido podemos dizer que o filme tem algumas das maiores virtudes e alguns dos maiores defeitos de um tipo de cinema muito próprio, desde logo em termos de ação e intensidade muito aquém do esperado para um filme que acaba mais do que um filme politico por ser um filme de suspense com personagens muito presas ao filme. Contudo por outro lado a virtude maxima tambem tem origem no cinema europeu que a proximidade e intensidade emocional que o filme tem em toda a linha, as personagens sao muito mais do que as suas vivências e isso e óbvio ao longo da mais de hora e meia de filme.
Por isto temos um filme dual, que perde pelo final demasiado previsível e do qual estava obviamente muito dependente e quando assim e o filme fica algo refém do seu resultado final em termos da mensagem final que da ao espectador parece sempre saber um pouquinho a menos do que propriamente o caminho que construiu.
Mesmo assim temos uma boa conjugação de estilos diferentes a politica serve apenas de contexto para um filme situado no tempo e no espaço, mesmo que por outro lado o filme tenha outros pontos em que nao seja trabalhado ao seu expoente maximo e quando assim o é fica a sensação que claramente poderiamos estar a falar de um filme com outro tipo de valor.
A historia fala de um grupo de trabalhadores que tentam encontrar forma de canalizar o petróleo e tornar a Noruega rica graças a este facto, contudo depois de um acidente de trabalho em que um dos trabalhadores morre um outro tenta investigar qual a razao do acidente, tendo ai que lutar com uma estrutura bem montada.
O argumento pese embora tenha alguns pontos muito interessantes como o balanço politica personagens parece por outro lado falhar em aspectos basicos como a intensidade emocional das situaçoes mais que a meta pesquisa das personagens e obviamente o frouxo e mais que expectavel final.
A realização tem bons momentos e que funcionam na forma com que fornecem suspense ao filme, não podemos dizer que e por si só uma mais valia mas é dos elementos mais qualitativos do filme, de um realizador a muitos anos ligados ao cinema nordico e uma das figuras de referencia de tal cinema.
No cast os actores europeus sao muito bons em termos de intensidade emocional, mas perdem em termos de carisma e neste filme e mais uma vez o que acontece com o seu protagonista, nos momentos exigentes consegue ser funcional mas por outro lado perde na força interior e inexplicavel que o filme nunca consegue ter.

O melhor - A conjugação politica e historia propria

O pior - O final

Avaliação - C

No comments: