Friday, August 01, 2014

The Amazing Spider Man 2

Se existe um super heroi que deu o balanço para esta mina de ouro para o cinema e principalmente para a Marvel foi Sam Raimi e o seu Spider Man, poucos anos depois do primeiro filme, surgiu uma nova abordagem como novos protagonistas mas a historia de sempre e mesmo sem o sucesso comercial da primeira serie de filmes os resultados foram positivos comercialmente criticamente o processo foi semelhante a primeira saga, depois de um primeiro grande filme surgem filmes medianos na avaliação critica.
Sobre este filme podemos dizer que uma das criticas naturais que surgiu no primeiro filme desta saga foi o facto de quase nada de novo existir relativamente aos filmes de Sam Raimi. Contudo esta critica e algo que já não podemos adoptar neste segundo filme, já que a personagem fica mais descontraida por um lado temos mais humor e curiosidades principalmente nas vivencias do heroi, que faz do non sense algumas das suas melhores armas humoristicas, e ao mesmo tempo consegue uma toada mais dramatica digamos mesmo arriscado neste filme.
Se estas diferenças poderiam potenciar um melhor filme, o problema e narrativo a historia de base, os viloes, e afins sao do mais limitado que vimos em filmes de super heroi algo que sera muito prejudicial ainda para mais quando falamos de Spider Man que tem um leque de viloes que poderiam dar so eles interessantes filmes.
A isto junta-se principios muito simples para um filme com mais de duas horas parece claramente preenchido narrativamente por cliches ou apartes engraçados mas que em termos de sumo quase nada resulta de particularmente relevante tornando-o num filme pouco maduro, e claramente num registo diferente mas ao mesmo tempo sem a força dos priemiros filmes, certamente existira o terceiro mas esperamos com um corpo bem mais forte do que os dois primeiros.
A historia trás-nos nas duvidas existencias de Parker na sua relação com Gwen e a forma como isso pode-a por em perigo principalmente quando três viloes e poderosos se vem na rua com o objectivo de acabar com tudo que seja relacionado com o homem aranha.
Em termos de argumento o filme funciona em acessorios como os apartes ou mesmo alguma linhagem de humor mas falha no central, a historia, e envolvencia narrativa pobre a fraqueza da historia pouco interessante e acima de tudo a pouca dimensao dos viloes. Ganha apenas a personagem de Gwen claramente a mais diferente do filme.
Webb foi criticado por não inovar muito na realizaçao do primeiro filme, mas aqui essa critica dificilmente lhe pode ser apontada, com efeitos de ponta consegue tirar destes o maximo proveito num filme com uma riqueza estetica interessante, podera nem sempre ser um filme de autor, mas e u um filme de estudio bem realizado.
Em termos de cast Garfield ainda vendeu a ideia que poderia encaixar mais na infantilidade de Parker do que Maguire mas a diferença e pouco as dificuldades interpretativas estao presentes nos dois, Garfield ganha na descontraçao, Emma Stone dá um lado mais rebelde ao filme, pese embora longe do que a vimos fazer noutros registos, no lado dos viloes, pouco ou nada a referir aimagem e muiot mais importante nas personagens do que propriamente as interpretações.

O melhor – A descontração humoristica da persoanagem.

O pior – A falta de força dos viloes


Avaliação - C +

No comments: