Thursday, August 07, 2014

Locke

Tom Hardy tornou-se nos ultimos anos uma figura de referencia de cinema pipoca mas ao mesmo tempo vai efectuado algumas aparições em cinema de autor, como este monologo Locke. Os resultados comerciais como seriam de esperar de um filme tão pequeno não foram deslubmbrantes mas criticamente o filme foi bem aceite, com avaliações entusiasmantes para o filme.
Sobre o filme podemos dizer que estamos perante um filme original seguindo um pouco o que Shumacher já tinha feito com cabine telefonica temos um monologo interpretativo, que é sempre original e dificil de fazer já que todo o valor do filme esta centrado na qualidade dos dialogos que a personagem vai mantendo. E ai parece claramente que o filme funciona desde logo porque as problematicas tratadas sao fortes a intensidade dramatica esta presente e a duração do filme é curta o que de alguma forma faz com que o filme seja uma interessante obra literaria e ao mesmo tempo um filme curioso e original.
Mas tambem tem alguns dos problemas tipicos destes filmes, e que apesar da sua curta duração sao filmes dificeis de concluir e ao mesmo tempo são filmes que vao perdendo ritmo quando o elemento novo e curiosidade desaparecem, e nesse particular pese embora o filme aguente quase mais de metade do filme com um ritmo interessante na parte final as coisas tornam-se mais lentas e a conclusao não tem o poder que o filme merecia ter.
Assim temos um bom exercicio de cinema simples e eficaz que e brilhantada pela excelente interpretação central o epicentro narrativo do filme, e que de alguma forma acaba por dar ao filme a sua intensidade importante para tornar o filme uma mais valia natural.
A historia fala de um individuo que tem numa viagem de hora e meia que resolver os maiores dilemas da sua vida, um filho a nascer de uma relaçao esporadica, uma vida familiar em choque por este acontecimento e preparar a distancia o maior acontecimento profissional, numa serie de decisoes que vao ter de ser tomadas.
O argumento e interessante pela riqueza dos dialogos onde o filme tem em si o seu coração e neste particular podemos dizer que o filme mais que bem escrito e um filme que sabe ponderar bem os seus timings e os seus processos mesmo sem a presença fisica dá-nos diversas vertentes de cada personagem.
A realização a cargo de um argumentista conceituado a procura do grande ecra como realizador e dificil mas na maior parte do tempo eficaz os movimentos de camara ultrapassam o lado mais lento que o filme tem em virtude de ser sempre efectuado no mesmo espaço e com a mesma personagem não sendo uma obra prima perante as dificuldades o filme tem na realizaçao uma ajuda.
Em termos de cast Hardy tem a tarefa mais dificil que um actor pode ter estar sozinho do ecra e pese embora não entre pelo facil overacting a sua interpretaçao e poderosa o que demonstra bem a qualidade deste actor, que merece reconhecimento pelo que tem vindo a fazer e que aqui demonstra mais uma vez essa qualidade.

O melhor – Sempre um forma inovadora de fazer cinema

O pior – A conclusao


Avaliação - B

No comments: