Saturday, August 30, 2014

Night Moves

O ano passado durante o Festival de Veneza um pequeno filme de uma realizadora do circuito indie chamou a atençao pela presença de actores jovens e conceituados num filme claramente com uma visao mais intimista do cinema. Os resultados criticos foram interessantes com avaliaçoes positivas principalmente no certame mas que não resultou em premios, e viu a estreia americana adiada. Talvez por este factor e pela pouca distribuiçao do filme os resultados comerciais foram residuais algo aquem dos valores dos seus interpretes.
Sobre o filme podemos dizer que esta mais dentro do tipo de filme que a sua realizadora habituou do que propriamente uma tentativa de modificar pela presença de figuras mais mediaticas, ou seja temos um filme de personagens silenciosas com um objectivo definido ganhando o filme intensidade com a reaçao ao climax, que se situa a meados do filme e não no seu fim. Um estilo mais europeu e seguido agora por alguns cineastas de um circuito mais restrito.
Mas o problema do filme reside em duas falhas vincadas a primeira das quais a premissa do filme já ser conhecida quem em cinema quer literariamente abordada de diferentes formas e visoes por cineastas diferentes o que acaba por ser muito redutor para um cinema mais exprimental, e depois a falta de ritmo do filme que por vezes parece travar-se a ele proprio levando o espectador para uma toada de quase adormecimento.
Em suma um filme que na base poderia ter mais valor do que realmente consegue, mas que podera agradar aqueles que gostam de um cinema de captaçao de significado lento mais proximo de um cinema europeu de baixo investimento o que não e o meu caso, pelo que o agrado com o filme não tenha sido muito, principalmente porque a historia já a vimos ser contada de formas muito diferentes e algumas delas com mais qualidade do que a aqui vincada.
A historia fala de tres activistas que acabam por concertar a explosao de uma barragem que conduz a reaçoes diferentes com o efeito da mesma, por parte de cada um deles.
O argumento segue a premissa de Crime e Castigo algo que outros filmes em contextos e envolturas diferentes já o fizeram e dentro desta premissa não nos parece ser o maximo potenciada nem na criaçao do contexto nem no pos acontecimento.
Na realizaçao Reichardt tem perfecionismo estetico gosta de filmar o lado expressivo e silencioso das suas personagens e isto pode ser uma virtude com filmes mais ricos narrativamente.
O cast tras um Eisenberg ambiguo de um lado independente que tem vindo a demonstrar mas que não nos parece dificil de funcionar parece mais funcional do que dificil, Fanning tenta descontruir a imagem simples da infancia mas neste filme o destaque sao as imagens.

O melhor – A realizaçao

O pior – O pós situaçoes, confuso e aborrecida


Avaliação - C

No comments: