Wednesday, August 27, 2014

Malificient

E conhecida a facilidade com que a disney consegue reenventar mega produçoes com base nas suas historias mais conhecidas, este ano em imagem real surgiu o outro lado da bela adormecida sob o lado da fada má. Com um filme produzido e publicitado em torno de Angelina Jolie os resultados comerciais do filme foram fulgurantes tornando o filme num dos maiores sucessos do presente ano, principalmente fora dos EUA sento ate ao momento o segundo filme mais visto do ano, criticamente as coisas não foram brilhante com criticas misturadas algo contudo usual num blockbuster de verao.
Sobre o filme, desde logo e importante o contextualizar como um tipico filme da disney do qual não se deve esperar logica e acima de tudo maturidade pois estamos perante um filme com um publico alvo definido para os mais novos, pese embora o sombrio trailer não o fizesse prever. Dai que podemos dizer que quem esperaria um filme mais adulto mais negro a desilusao e clara por estamos perante um colorido e simples filme da disney nas personagens simples e na maior parte do tempo com boas intençoes, e com muita magia e humor ligeiro.
O problema do filme e que este podera ser um filme demasiado infantil e dificil de agradar principalmente aos adultos por ser demasido fantasioso, mas mesmo assim e facil observar e dar alguns louros a abordagem da personagem central mesmo que esta seja simples e distante do que a disney ou outros já o fizeram com outras historias.
Enfim um simples filmes de animaçao com pessoas reais, com efeitos especiais interessantes não fosse o filme uma mega produçao ao qual falta alguma profundidade que já vimos noutros filmes semelhantes mesmo sem ser um mau filme, parece claramente ser um filme com menos abrangencia e força de outros que a disney já nos deu quer compersonagens de carne e osso mas principalmente em animaçao.
A historia tras-nos o classico da bela adormecida e a visao do lado da fada ma e as razoes que a levaram a lançar o terrivel feitiço bem como o que acontece depois dele sempre do ponto de vista desta personagem.
O argumento pese embora seja original a forma como balança a historia para um ponto de vista diferente parece-nos contudo que na concretizaçao o filme em termos de historia vai ao minimo necessario para o filme funcionar, não e um filme denso nem complexo, o que não se espera para um filme de crianças mas poderia ser ligeiramente mais.
A realizaçao a cargo de um estreante Stromberg um tarefeiros dos efeitos especiais de grandes produçoes teve uma estreia de fogo num filme que exige nada mais que isso um tarefeiro mesmo assim na forma como filme Jolie o realizador consegue sair com resultado satisfatorio, sem contudo sem uma obra prima da realizaçao que marcam mais pela presença dos seus efeitos.
O cast mesmo para um filme de animaçao e rico, mas tem em Jolie todo o seu centro, que funciona, Jolie pode não ser uma actriz de topo que não é mas tem carisma para qualquer um dos lados e aqui demonstra isso, e uma superstar e o filme ressalva isso na sua presença fisica mais do que prorpiamente no seu lado interpretativo, ao seu lado Colpey no papel mais exigente a nivel interpretativo e que este consegue cumprur sem dificuldade, a personagen de Fanning parece contudo conduzida ao limite do interesse e a actriz não consegue alterar esta postura.

O melhor – A tentativa de dar o outro lado das coisas

O pior – Desta vez esta abordagem ser limitada


Avaliaçoa - C+

No comments: