Saturday, August 09, 2014

Calvary

O cinema irlandês depois do sucesso de Guarda tornou-se o foco de mais atenção principalmente os trabalhos de Mcdough, pois bem este ano e novalmente com Gleeson a liderar surge um filme sobre relegiao e sobre a forma desta numa pequena aldeia irlandesa. Pese embora este facto o resultado comercial ficou aquem do filme anterior do realizador principalmente nos mercados britanicos, já em termos criticos as coisas correram bem com avaliações muito positivas talvez um pouco precoces para o filme se candidatar a algo mais.
Sobre o filme temos um daqueles pequenos filmes em contextos espaciais numa vila pequena onde algumas personagens nos são apresentadas a conta gotas para nos advinharmos quem esta por tras de um confesso inicial, e esta forma de realizar uma intriga e extremamente interessante e funciona em todos os aspectos primeiro porque torna o filme mais intenso em termos de misterio e aos poucos da força a cada uma das personagens que nos entregam com as suas virtudes e defeitos.
E se na forma as coisas resultam em pleno numa forma fresca e eficaz de fazer um bom e intenso cinema na sua concretizaçao podemos dizer que as coisas não são tão brilhantes e aqui peca acima de tudo as personagens serem lineares em termos de lado, ou seja algumas dao o seu lado melhor enquanto as outras dao o seu lado mais negativo e nesta falta de um balanço mais equilibrado resido os maiores defeitos do filme.
Mesmo assim num ano que não esta propriamente a ser vistoso em termos de grandes filmes temos aqui oriundo da irlando um filme competente que tem ao mesmo tempo um caracter policia de fe interessante denunciando mesmo alguns dos perigos da igreja catolica por muito dos casos que cada vez mais sao associados aos sacerdotes da mesma.
A historia fala de um padre que no confesso é ameaçado de morte para a semana seguinte por um dos seus paroquianos o filme segue a semana toda deste padre na forma como se relaciona com cada uma das possibilidades.
É no argumento e principalmente no esqueleto do mesmo que reside as mais valias de um argumento que e quase sempre mais curioso do que propriamente brilhante nos dialogos ou mesmo nas personagens, não sendo uma obra prima e um argumento eficaz e que imprega ao filme bastante ritmo,.
O realizador ganha o filme pelas excelentes paisagens que a irlanda tras e que ele consegue utilizar no contexto de todo o filme cada paisagem e muito mais do que elas proprias de um realizador a ter em atençao principalmente como vector importante de um cinema europeu moderno.
No cast Gleeson tem um papel intenso de um actor que tem nesta factuldade a sua maior virtude ao seu lado um conjunto de desconhecidos ou quase que consegue dar o impacto a cada uma das personagens naquilo que elas merecem sem nunca termos uma interpreação de luo

O melhor – Um cinema europeu moderno

O pior – A falta de equilibrio entre os lados das personagens


Avaliação - B-

No comments: