Sunday, August 17, 2014

Belle

Seria expectavel que com o sucesso comercial das serviçais mas acima de tudo a loucura em torno de 12 anos escravo que mais historias sobre dados historicos da aboliçao da escravidao tivessem o seu lugar no cinema. Do cinema britanico compareceu este filme com resultados criticos interessantes e mesmo alguns premios em alguns festivais menores sendo que comercialmente e uma vez que estamos num filme sem grandes estrelas os resultados foram em todos os pontos mais modestos.
Sobre o filme, quando se junta um filme de epoca passada na corte com um filme sobre escravatura tudo parece não encaixar no imediato mesmo que o filme seja eficaz nos seus pontos centrais, e aqui e que o filme parece perder alguma força ou seja não ter a força das imagens que da ao mesmo uma força na mensagem que este filme por nos mostrar um ponto de vista diferente nunca consegue realmente ter.
mas fora esta força estamos perante um filme com muitos outros privilegios desde logo o momento historico escolhido, principalmente a inclusao do elemento estranho num contexto em mudança e a relaçao de tudo com ele acaba por ser a parte do filme mais intensa quando talvez o foco da questao esteja mais na questao politica mas e neste ponto que o filme e mais prefecionaista e mais natural.
Ja no que concerne ao ponto politico fundamental do filme parece obviamente que o filme não e tao intenso abandonando-o por largos periodos o que não faz com que este fosse sublinhado de forma eficaz o que para o ser exigiria um filme mais politizado e provavelmente mais aborrecido do que aquele que nos é exibido, que longe de ser um grande filme ou tenha grande ritmo acaba por cumprir com valor razoavel o pedido.
A historia fala de Belle uma filha de escrava e um nobre que é educada no seio de uma familia da corte e que acaba por ter dificuldades na sua integraçao para arranjar marido, nesse momento começa uma disputa legal sobre a forma como um grupo de escravos morreu no mar.
O argumento e algo segmentado em cada um dos pontos que quer abordar e não consegue o mesmo resultado em todos eles, parece mais claro na historia das personagens do que nos dados historicos, onde aqui parece deixar obviamente para segundo plano.
Assante e uma realizadora que demonstra sentir-se a vontade com filmes de epoca de corte, e aqui mesmo sem grande movimento sem dar grande intensidade ao filme e eficaz com a cor e com a forma como caracteriza todas as personagens um bom trabalho de uma realizadora em crescendo.
Mbatha Row tem aqui o seu primeiro grande papel como protagonista, num papel que não sendo dificil exige presença e o resultado é mediano se por um lado nunca compromente num papel de muita visibilidade por outro lado nunca o leva para um patamar superior que em termos de interpretação e quase sempre conduzido pelo veterano e sempre eficaz Wilkinson.

O melhor – O contexto de estranheza pela presença de alguem de cor diferente


O pior – O lado politico e acente na historia ficar em segundo plano


Avaliação - C+

No comments: