Thursday, January 30, 2025

The Girl With the Needle

 Depois de estreado no ultimo festival de Cannes este peculiar e sombrio filme dinamarquês, estreou com excelentes criticas e foi-se sempre mantendo na discussão nos prémios para melhor filme estrangeiro, acabando por conseguir essa gloria. Comercialmente o filme acabou por passar despercebido, principalmente porque o lado a preto e branco como assinatura poderá sempre fazer afastar alguns espetadores.

Sobre o filme podemos dizer que temos dois pontos distintos na sua execução com resultados proximos mais diferentes. A primeira parte do filme acaba por funcionar bem na caracterização e definição inicial da personagens e os seus avanços e recuos, o filme consegue utilizar bem o preto e branco, é intenso, é pesado e tem o que de melhor muitas vezes o cinema europeu nos trás que é a intensidade.

Com o conhecimento da relação central do filme, este acaba por  demorar mais no impacto que quer criar numa fase inicial. Inicialmente achamos estranho até percebermos efetivamente o que o filme quer ser. Quando temos a revelação o filme recupera a intensidade perdida a meia da viagem e torna-se num filme intenso, impactante, bem realizador e uma boa demonstração do poder que o cinema europeu, nos nossos dias consegue ter.

Assim temos um dos bons filmes do ano, uma agradável surpresa, num filme original, numa historia impactante com bom ritmo, e que acima de tudo consegue surpreender na sua forma de aos poucos ir ao submundo das pessoas não fosse o filme sobre uma serie de crimes macabros. Provavelmente a competição pelo melhor filme internacional este ano vai ser dura, mas fica a clara ideia que este merece estar na disputa.

No que diz respeito a historia temos uma costureira em pleno pos guerra mundial, que acaba por ser ver na pobreza, gravida de um indivíduo rico que a abandonou, com um ex marido que julgou morto deformado. Tudo muda quando é salva por uma mulher dona de uma loja que a ajuda a dar um destino para a criança, tornando-se aliada da mesma, a qual guarda um terrivel segredo.

O argumento do filme e impactante e bem gerido na forma como se vai revelando e essencialmente tambem na forma como consegue se ir agrupando com objetivos muitos concreto em cada um dos pontos. Temos boas personagens, intensidade na sua criação que merece atenção.

Na realização Magnus Von Horn e um jovem realizador dinamarques ja com alguma filmiografia interessante que tem aqui o seu melhor filme. Boa opçao pelo preto e branco que dao ao filme um caracter mais impactante e negro. Atenção porque se trata de um realizador jovem que devemos estar atentos.

No que diz respeito a interpretação, ambas protagonistas Vic Carmen Sonne e Drine Dyrholm são intensas, esteticas e levam a si o filme da forma que este quer ser. E um filme de personagens e ambas acabam por demonstrar bem a intensidade das interpretes europeias.


O melhor - A capacidade do filme se reinventar nos seus momentos.


O pior - Podemos achar que o filme perde algum espaço no seu intermedio


Avaliação - B+

No comments: