Saturday, January 04, 2025

Wallace & Gromit: Vengeance Most Fowl

 Eis que a Netflix atualmente com os direitos comerciais da saga Wallace and Gormit tem aqui mais um filme que marca a estreia de lançamento da aplicação em 2025, num filme que foi lançado para a temporada de premios ainda no ano anterior. Criticamente podemos dizer que as personagens criadas por Nick Park sao reconhecidas e este filme voltou a ter do seu lado a critica. Comercialmente uma vez que é mais um episodio da saga não fica a ideia que seja uma aposta elevada da Netflix.

Sobre o filme podemos dizer que temos mais um episodio como se de uma serie existisse onde temos mais uma aventura da dupla de amigos, com as caracteristicas que melhor funcionam, mas também o humor simples, com o estilo que dei vida a uma carreira muito interessante do seu criador. Fica a ideia que em termos de desenvolvimento narrativo nao temos nada de novo na dinamica do franchising, 

Temos um filme curto, em termos artisticos temos a forma como sempre Park trabalhou as personagens, no seu Stopmotion, mas e claro que a critica gosta do lado tradicional e de um humor ironico que acaba por a saga ter sempre presente, muito na linha do que a Ovelha CHone também tem. Por tudo isto nao sendo desde logo um poço de originalidade acaba por ser competentes para quem  gosta do estilo.

Fica a clara sensação com o sucesso da saga que mais capítulos se vão seguir, o que vai fazer com que os filmes se tornem apenas episódios maiores. O lado tecnológico deste filme é um apontamento narrativo que funciona e torna-o atual, mesmo no que diz respeito a forma como as reações das pessoas são potenciadas pelo resultado.

A historia segue o duo de amigos, agora algo separados pela nova criação de Wallace, um Gnomo de barro inteligente, util nas tarefas domesticas, mas tudo fica pior quando o controlo do mesmo acaba por cair nas mãos erradas.

O argumento do filme potencia as características que melhor funcionam na dupla de protagonistas, mas não particularmente relevante no percurso que conhecemos. A narrativa e os diálogos são o esperado, ou seja, competente para quem percebe os filmes desta forma, mas não me parece que por si so seja capaz de trazer novas pessoas para a saga.

Na realizaçao Park é o pai da dupla e de alguns projetos stopmotion, sendo sempre mais eficaz com as suas personagens de base. Aqui tem o apoio de Crossingham que subiu no departamento de direção, numa colaboração que nos parece mais um apoio do que propriamente um trabalho por si so.

O cast de vozes tem os habituais auxilios da saga. Nao e um filme onde os dialogos ou as vozes tenham particular revelância ja que o maior destaque esta na propria produçao do filme.


O melhor - A forma como Wallace & Gormil comunicam

O pior - Um episodio grande da serie


Avaliação - C+

No comments: