Lançado em alguns festivais e em época de oscares, não sendo um filme deliberado para a temporada de prémios, devido a sua base real o mesmo poderia ter algumas ambições neste particular. Conduto não obstante as boas avaliações o filme não se conseguiu posicionar de uma forma clara na temporada depois da boa receção em Veneza. um dos pontos que pode ter prejudicado filme neste percurso acabou por ser a sua dececionante carreira comercial, num thriller que normalmente funciona bem na bilheteira.
O filme tem uma base que normalmente funciona neste tipo de registo, o policia da cidade, experiente mas com uma vida marcada por diversos acontecimentos que chega a um ponto mais rural mas acaba por se conforntar com uma serie de crimes. Depois o cliche tipico do bandido bem formado, um grupo sem nada a perder e um aprendiz que começa a tentar dar os primeiros passos. Tudo isto e um cliche e o filme funciona acima de tudo pelo facto de quebrar algumas rotinas na expressão dos antagonistas, tendo aqui alguem bastante peculiar.
O ritmo do filme é quem sabe demasiado baixo, e isso faz com que as sequencias sejam algo adormecidas, percebe-se a tentativa de se distanciar dos filmes de estudio para lhe dar uma roupagem mais de autor, mas se calhar isso corta algum ritmo em determinados momentos. Nao obstante disso as personagens sao dimensionais, principalmente a de Law, e os debates bem atuais nao obstante de estarmos a falar de acontecimentos com40 anos.
O filme é interessante pela sua atualidade, mesmo na forma de um policial de desgaste rapido. Fica a sensação que o filme mais simples poderia em muitos momentos ter mais impacto, mas ao mesmo tempo fica a ideia que isso tiraria a capacidade do espetador pensar nos propósitos do grupo antagonista. nao sendo um grande filme é um filme com bons apontamentos mas longe de uma obra de referencia.
A historia fala de um policia experiente que segue para uma pequena cidade, segundo ele para ficar com ritmo mais leve, mas rapidamente percebe a existência de uma serie de crimes praticados por um grupo com um objetivo concreto dificil de definir, e maior do que o expetavel.
O argumento do filme funciona muito mais nos fundamentos das atitudes do que na historia, nas personagens e nos momentos que o filme quer ter. Fica a ideia que no balanço de intriga existiria espaço para muito mais de inovação e de ritmo. Algum risco nas personagens mas isso define o filme.
Na realizaçao temos um projeto assinado por Justin Kurzel um realizador de grandes festivais mas que ainda falta se calhar um grande filme e este também não o é. Denota-se alguma preocupação ideologica mas fica ideia que os filmes ficam sempre um pouco aquem do que realmente poderia ser o seu primeiro significado. Espera-se o proximo projeto.
O filme coloca um sublinhando nos seus papeis, temos um Law intenso, num bom ano e momento de forma, embora pareça sempre que os filmes onde tem esses momentos são algo curtos. Muitos elogios tem sido dados a Hoult, embora no caso deste pareça sempre que as personagens poderiam ter algum maior risco.
O melhor - A atualidade dos fundamentos de um grupo com 40 anos
O pior - Ritmo algo baixo.
Avaliação - C+
No comments:
Post a Comment