Tuesday, December 31, 2024

Lord of the Rings: The War of Rohirrim

 Depois do regresso da saga de senhor dos aneis na serie da Prime foi anunciado um regresso as salas do cinema, mas desta vez numa versão de animaçao, que deixou os fãs da serie com aguas na boca, ja que iria ser a adaptação das curtas historias de Tolkien novamente sob a batuta de Peter Jackson na produção. Apos as primeiras visulizações percebeu-se que o filme não iria agradas a maioria dos fãs, esse ponto associado a uma animaçao demasiado tradicional acabou por levar o filme a um rendimento muito aquem do esperado em termos comerciais.

Sobre o filme desde logo o primeiro apontamento que surge é como é possivel nos dias de hoje, com o desenvolvimento tecnlogico que tem que estar ao dispor das maiores produtoras, alguem tenha achado que este tipo de animaçao anos 90 poderia ser a melhor escolha para um impacto visual que normalmente um filme do senhor dos aneis tem que ter. Penso que isso, associado ao facto de termos um filme longuissimo para animaçao começam por ser os primeiros problemas do filme.

A  historia em si parece bem montada, o poder como uma forma de alterar as relações com os temas tipicos da saga como heroismo, ambiçao, dignidade, a questão e que tudo tem muito pouco do senhor dos aneis, para alem de alguns nomes de terras e o final, onde surge as personagens que conhecemos e pouco mais, este filme poderia ser um filme produzido pela asia de animaçao, ainda que com um estilo mais tradicional.

Por tudo isto parece que o dinheiro foi mais facil do que propriamente a capacidade de pegar na historia e fazer algo diferenciado. Não obstante deste vetor, e do erro total na roupagem produtiva que o filme quer ter, acaba por ser uma interessante historia de ação, sob conquistas e mundos, mas que fica a ideia que nada ou pelo menos pouco tem a ver com o que conhecemos de senhor dos aneis.

A historia segue uma jovem filha de um rei que percebe que o seu melhor amigo de infancia desenvolve uma rebilião de forma a colocar em causa a sua familia e o reinado do seu pai depois da morte do pai do mesmo.

O argumento e simples na base e talvez tenha dificuldade em alimentar um filme com mais de duas horas de duração. poucos elementos puros de senhor dos aneis, mas uma historia simples, razoavelmente montada, nao tivesse um carimbo de pese no nome.

No que diz respeito a realizaçao, Jackson ficou apenas na produçao, acabando o leme por ser entregue a Kamyiama um experiente realizador de animaçao japones que foi em busca do lado mais tradicional que nos parece redutor num filme com o tamanho e o nome deste. Esta escolha parece ter condicionado bastante a realizaçao comercial do filme.

No cast de vozes o filme trabalha bem, embora as personagens nao sejam propriamente muito dependentes dos seus interpretes, A imponencia de Brian Cox acaba por ser o aspeto mais sublinhado, mesmo que fique a sensação que outros atores de maior renome poderiam dar uma dimensão mais comercial ao filme.


O melhor - A historia em si, tem os elementos necessários para um filme competente

O Pior - A escolha pela animaçao tradicional


Avaliação - C

No comments: