Monday, December 30, 2024

Sonic the Hedgehog 3

 Foi incrivel o que o cinema fez pela forma como a figura de Sonic se tornou num mito nos mais pequenos os quais seguem fielmente as personagens e as aventuras e que fizeram dos primeiros filmes sucessos de bilheteira. Em pleno natal e para os mais pequeninos surgiu o terceiro episodio com a mesma equipa dos primeiros filmes mas com algumas implementações como Keanu Reeves a dar voz a Shadow o novo ouriço do universo. Criticamente o filme foi de encontro ao que os anteriormente conseguiram sendo que comercialmente, mesmo apostando numa fase do ano onde a competição é feroz podemos dizer que os primeiros resultados voltam a tornar o filme um sucesso claro.

Sobre o filme podemos dizer que o mesmo procura rapidamente ir de encontro aos fas da saga com os temas comuns, com mais palco para a personagem de Eggman, com a introduçao inicial do novo ouriço, e depois entre um humor original nos momentos em que o filme quer ser engraçado e a ação clara, com muitas homenagens a filmes de espionagem em diversas localizações nao fosse o filme uma grande produçao de estudio.

E obvio que o filme nao e particularmente inovador no seu arco narrativo, como ja tinha acontecido no segundo filme rapidamente as personagens mudam de lado, e o filme segue com mais elementos. Fica a ideia que em termos produtivos o filme aposta mais mas o resultado final e eficaz para os mais pequenos sendo que os maiores tambem gostam de algumas piadas soltas do filme.

Por tudo isto Sonic e um bom franchising que dinamiza mais do que esperado aquilo que podemos ver do personagem dos videojogos e os seus amigos. O liveaction funciona porque encontrou em Carey a sua figura de proa, que acaba por ser o easteregg de todo o filme, que alimenta a curiosidade e tambem o entertenimento puro dos mais pequenos.

O filme segue o grupo criado no segundo filme, agora como antagonista um ouriçio com um passado pesado, com sede de vingança, junto de um antepassado conhecido. O filme faz com que o grupo tente desmobilizar os planos malevolos de tal dupla.

O argumento do filme acaba por ser capaz na sua capacidade de criar as dinamicas de açao, e funciona também na forma simples com que consegue ir buscar um humor original, com tiradas bem introduzidas a maior parte das quais bem transmitida por um sempre eficaz Carey.

Na realizaçao Jeff Fowler é o pai de Sonic, que para alem dos tres filmes ja nos trouxe uma serie. Ele sabe o que a populaçao quer do filme e gere isso bem. Depois de alguma dificuldade a acertar com o boneco surpreendeu pela sua capacidade de fazer eficazes filmes de açao e comicos, nao o conhecemos sem Sonic, mas e sem duvida um sucesso seu.

O cast de vozes nao é possivel ser aqui avaliado pelo facto de ter novamente visto a versão dobrada. No live action temos o habitual show de Carey que regressou da reforma para a sua ultima personagem mais iconica, onde volta a ser construida no seu encaixe, e desta vez em dose dupla.


O melhor - O humor solto do filme.

O pior - E um filme que tem uma historia demasiado proxima do segundo filme


Avaliação - C+

No comments: