Sunday, December 29, 2024

Werewolves

 Num mês em que o cinema está em polvorosa a todos os niveis, não só comercialmente com os exitos de natal mas também criticamente com os filmes com ambições a premios, eis que surge um filme com objetivos longe dos dois planos, um claro serie B violento, protagonizado por um Frank Grillo que expressa este tipo de cinema atualmente. Do ponto de vista critico o filme atingiu a mediania provavelmente em face de uma expetativa naturalmente baixa para este tipo de registo. Comercialmente Grillo não é uma figura de primeira linha pelo que o resultado acima do milhão pode ser considerado no minimo consistente.

Sobre o filme podemos dizer que a base do filme é serie B e a sua execução se calhar nem nivel tem para esse parametro cinematografico. Tudo começa pela premissa que transforma humanos em lobisomens nas noites de lua completamente cheia. Depois todo o percurso de transformaçao em que o filme tenta dar algum espectro cientifico que rapidamente se percebe não ter qualquer cabimento para funcionar minimamente, e tudo isto leva a um filme mediocre, chegando a ser mau principalmente pelos pessimos efeitos especiais que tem.

A base e a esperada, um grupo de pessoas boas a tentar arranjar uma solução para um grande problema acabando com uma luta contra alguém com uma forma diferente de resolver os problemas. A questão e que o filme faz diversas tentativas de racionalizar um projeto que nunca o poderia ser. E para alem disse também tecnicamente o filme expõem demasiado a transformação, nunca conseguindo ser minimamente credivel.

Ou seja um mau filme de estudio pequeno, que aproveita algum conceito de Grillo como heroi de ação para uma distribuição mais wide, mas que o resultado e um serie B, sem grande ideia, executado com deficiencias, mas mais que tudo um filme para encher cartaz e pouco mais.

A historia segue um conjunto de cientistas apostado em impedir que a transformaçao de seres humanos em lobisomens ocorra, quando se aproxima mais uma lua cheia, que conduz a um estado de sitio um pouco por todo o mundo.

A ideia do argumento está longe de ser brilhante e a sua concretização tem o mesmo problema. O filme nao tem personagens, não tem particularmente ideias diferenciadas, e procura o lado mais violento já que o argumento não consegue impactar o seu lugar.

Na realizaçao temos Steven C Miller um realizador de filmes de segunda linha a maioria dos quais para aluguer direto que conseguiu aqui uma melhor distribuição, sem que isso consiga dar ao filme qualquer tipo de diferenciaçao ou assinatura, para alguém que nos parece criado para a base dos seus filmes anteriores.

No cast Grillo tornou-se isto, um ator musculado, para filmes agressivos e violentos e pouco mais. Aqui é mais do mesmo sem que o filme faça qualquer tipo de tentativa de ser minimamente diferente.


O melhor - A curta duração.

O pior - Os efeitos especiais

Avaliação - D

No comments: