Monday, December 02, 2024

Nutcrackers

 Numa altura em que se aproxima o Natal, uma das epocas mais comerciais a todos os niveis, eis que as aplicações de Streaming estão lançando os seus trunfos, com a hulu, pela porta da Disney + a lançar o seu filme de Natal, que marca o regresso de Stiller ao protagonismo despois de sete anos afastado. Criticamente este regressou não foi particularmente entusiasmante com uma mediania que pouco ou nada altera o percurso esperado. Comercialmente o filme ainda recentemente foi lançado dai que ainda não se percebeu o impacto real que o mesmo vai ter.

Sobre o filme podemos dizer que no inicio o filme caminha a longo curso para mais um filme tipico de comedia de Ben Stiller em que tudo acontece com o extremismo total de todas as situações, um genero proprio que o ator consolidou ao longo dos anos. Mas com o passar do filme começamos a sentir alguma empatia pelos mais pequenos e pelas suas travessuras, mesmo que tudo seja denunciado, acaba por ser nos atores mais pequenos que o filme vai-se resgatando atraves da emoçao simples.

E obvio que nao estamos propriamente parante um filme rico em novidade, e que nao se percebe rapidamente onde tudo vai ir. Claro que podemos facilmente dizer que o cinema deveria ter evoluido para uma maior originalidade de historias, mas mesmo com essas limitações que o filme tem, acaba por ser um filme facil de ver, com alguns bons momentos de um lado cómico subtil, onde apenas fica a ideia que esperamos sempre o Stiller como martir, e que isso acaba por esconder as melhores valias do filme.

Nao sendo um filme muito natalico, o filme consegue tocar nesse ponto, nao sendo um filme de humor total, tem momentos em que consegue ser engraçado, é um filme emocionalmente com alguns recurso, mesmo que a previsibilidade nos conduza do primeiro ao ultimo minuto para um caminho totalmente obvio.

A historia segue um tio de quatro orfãos, que dedica a vida ao trabalho que tem de se deslocar a uma pequena cidade para ser tutor dos quatro menores, com problemas de comportamento graves, quando se aproxima uma apresentação fundamental para a sua carreira.

Em termos de argumento o filme é do mais previsivel no seu corpo central que me recordo, rapidamente conseguimos perceber tudo o que vamos ver. Isso não invalida que comicamente o filme tenha algumas situações, principalmente dialogos entre o protagonista e os menores que funcionem, ou que o filme consiga em alguns momentos transmir as emoçoes que quer.

No que diz respeito à realização David Gordon Green, é alguem da comedia emocional de autor que ao longo do tempo acabou por passar para o terror, nem sempre com sucesso principalmente no seu exorcista. Aqui nota-se que se sente mais confortavel na america profunda e no cinema mais independente. Um regresso as origens onde se sente melhor.

O regresso de Stiller tras a personagem de sempre, sem grandes mudanças daquilo que foi a carreira standart do mesmo. O filme tem maior destaque nos irmãos Janson que dominam o filme nos ritmos de humor e emoção. Nao sei quantos vao ter realmente uma carreira, mas o filme sem acima de tudo a assinatura deles.


O melhor - Os irmãos Janson.

O pior - Pode ser um simples filmes de Stiller


Avaliação - C+

No comments: