Depois de diversos anos fora do mercado, um dos maiores realizadores da historia do cinema regressou ao ativo e logo com o seu projeto de diversos anos que nunca conseguiu ver a luz do dia. Quase totalmente fincanciado por ele, e com toda a liberdade criativa, Cannes assistiu em primeira mão a obra de Copolla e o resultado teve longe de ser o melhor. A Critica dividiu-se com um pendor negativo, e o publico em geral considerou o filme uma excentricidade sem qualquer proposito, e aquele seria o sonho de Copolla transformou-se num dos seus maiores fiascos.
Sobre o filme podemos dizer que nota-se perfeitamente que Copolla estava pouco interessado em fazer o filme resultar para o publico, mas acima de tudo queria que o que tinha em mente fosse o que passou ao ecra, e isso denota-se na falta de qualquer ligaçao entre momentos, na preoupação estetica acima de qualquer sentido narrativo, que faz com que no final o espetador se sinta totalmente perdido no filme e isso e do pior que pode acontecer.
Claro que Copolla sabe realizar e o filme e dotado de imagens iconicas, claro que escolheu bons atores, porque a maioria quer trabalhar com ele, ate podemos chegar ao paralelismo da historia, mas o procedimento com que chegamos ate la parece uma opera desunida na maior parte do tempo absurda e quase nunca impactante.
Assim MEgalopolis parece um filme tao grande que nao se consegue organizar, uma das maiores criticas que se pode dizer ao filme e que parece uma obra de um Copolla qualquer que não Francis ou mesmo Sofia, porque a irreverencia e o protagonista, tirando espaço ao sentido e a mensagem e sera dificil, tendo em conta a expetativa que o filme nao seja uma desilusao.
O filme fala numa cidade criada onde um apaixonado arquiteto com a capacidade de fazer parar o tempo vive uma rivalidade com o mayor da cidade ate que se apaixona pela filha deste e entra numa dualidade entre o amor e o projeto.
O argumento do filme tem um paralelismo dos nossos dias com a roma antiga, ate pode ter algumas mensagens implicitas em algumas personagens, mas e essencialmente nos dialogos e nas escolhas narrativas que o filme se perde. Para uma obra tao grande facilmente se percebe que era assim que COpolla queria o filme, mas sinceramente e no argumento que reside os maiores problemas do filme.
Na realizaçao o filme é grande, mesmo quando utiliza o CGI em excesso e com algum absurdo tem o caracter estetico sempre presente e funcional. Fica a clara ideia que o realizador sabe fazer filmes grandes e bonitos, e com a historia bem montada é quase unico, mas aqui nunca apareceu.
O cast passou por diversas escolhas e o resultado final ficou longe do que se chamou a prespetivar. Driver funciona, e multifacetado, intenso e isso encaixa bem no seu Cesar. Exposito ja parece uma escolha mais de recurso como Emmanuel. Fica a sensação que as melhores escolhas são de Plaza e Lebeuf que acabam por ser os atores rebelder que o filme quer ter.
O melhor - A estetica
O pior - A confusao da historia
AValiação - C-
No comments:
Post a Comment