Anunciado como o grande trunfo da Apple + para os Oscares este filme que reunia ao mesmo tempo alguns vetores da segunda guerra mundial, mas também uma questão racial, chamou a atenção durante a produção, desde logo por ter ao leme um realizador conceituado e um elenco de primeira linha. Apos as primeiras exibiçoes percebeu-se que apesar das boas avaliaçoes o filme poderia nao conseguir se impor na temporada de premios. Tambem a estrategia de lançamento imediato na aplicação nao foi a melhor para a carreira comercial do filme.
Sobre Blitz podemos dizer que o filme quer ser demasiadas coisas ao mesmo tempo para na essencia ser um conjunto de sequencias isoladas. Fica a ideia que muito fica por contar, nas personagens, na forma de reagir das mesmas no genero que quer assumir. A questão racial e musical e introduzida mas nunca e contextualizada parecendo mais clipes publicitarios do que propriamente um apontamento artistico do filme.
Por outro lado o filme funciona melhor na sobrevivencia do personagem e acima de tudo na parte final em que o filme ganha dimensao visual, porque ate la o ritmo lento e acima de tudo percebermos que o filme nos mostra quase tudo demasiado rapido do que vai ser soa a pouco, principalmente para um filme com um panfleto desta dimensão.
Blitz e por isso, para mim uma das desilusões do ano, fica a clara ideia que Mcqueen sobrepoem a questão da necessidade do apontamento politico racial como marca de agua de um filme que é mais global perdendo-se em apontamentos desajustados do filme, nos momentos em que talvez as personagens deviam se expor mais ao filme, acabando por ser uma obra lenta e acima de tudo que quando acorda ja estamos perto do fim.
A historia fala de um jovem negro que tem que se separar da mae em pleno ataque nazi a inglaterra de forma a preservar a sua segurança, mas o mesmo acaba por fugir do comboio tentando reencontrar a sua mae em claro clima de guerra.
O argumento do filme fica a ideia que tinha muito mais para dar sobre as personagens e mesmo sobre o contexto global das mesmas. Existe demasiados momentos do filme em que temos interludios musicais que acabam por interromper uma historia ja de si algo denunciada.
Mcqueen e um bom realizador que perde neste filme por tentar juntar coisas cuja ligaçao nao e a maior tirando impacto de ambos os momentos. Fica também a sensação clara que quando acorda para o lado visual mais impactante o filme esta demasiado perto do final, mas nao deixa de ter esses momentos.
O elenco dominado pela sempre forte Ronan parece ter colocado algumas barreiras ao crescimento da sua personagem, embora seja o elemento dominante do flilme. O pequeno Elliot Heffernan e introduzido com qualidade embora fique sempre a ideia que a personagem poderia ter sido mais potenciada.
O melhor - Visualmente os ultimos dez minutos.
O pior - Demasiadas misturas para o impacto desejado
Avaliação - C
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