Thursday, March 03, 2022

Licorice Pizza

 Toda a vez que Paul Thomas Anderson lança um novo projeto o mundo do cinema fica paralisado esperanto o que o conceituado autor apresenta desta vez. Pois bem temos um filme que segue um estilo que o realizador ja abordou principalmente em Inherent Vice, num misto de adaptação cronológica ao qual foi associado essencialmente situações completamente descabidas e uma historia de personagem. Esta abordagem foi novamente bem aceite pela critica a qual parece ficar impressionada a cada passo do realizador elogiando as suas abordagens com mais um sucesso critico que conduziu a uma presença forte na luta pelos oscares. Comercialmente os resultados foram minimamente consistentes empolgados essencialmente pelas nomeaçoes.

Sobre o filme eu confesso que pese embora consiga descobrir muitas das virtudes que todos elogiam no estilo de PTA comunicar nos seus filmes, os mesmos contudo não são de tal forma vibrantes que consiga achar o seu estilo de cinema e este tipo de filmes obras de referência e o mesmo acontece com este interessante Licorice Pizza mas pouco mais que isso. 

Como mais valias inequivocas o filme apresenta-nos uma personagem muito bem trabalhada e interpretada que seguimos ao longo das diferente peripecias, principalmente na dinamica relacional com uma outra personagem esta bem menos interessante. Anderson consegue conduzir a personagem para situaçoes e dialogos muito interessantes e bem escritos mas fica sempre a ideia que o significado do filme e sempre algo pequeno e longe do que fez principalmente em Magnolia, sendo uma historia mais convencional do que impactante.

Por tudo isto este filme e curioso, diverte-nos nas aventuras das personagens, temos um Anderson a começar a adotar um estilo de realizaçao interessante, com a folia das personagens e a capacidade das mesmas conduzirem o filme para momentos muito interessantes, consegue minorizar uma historia sem grande impacto, de um estilo de realizaçao que fascina muitos mas que a mim so me agrada.

A historia fala de uma jovem fotografa que acaba por iniciar uma amizade com um famoso ator adolescente que os faz embarcar numa serie de negocios e numa relação de maior impacto entre ambos para um desfecho desconhecido.

Em termos de argumento podemos dizer que temos uma historia simples bem trabalhada no argumento quer em termo de personagens bem caracterizadas e acima de tudo fortes do ponto de vista das multiplas dimensoes, que sao potenciadas tambem por dialogos de primeira linha, naquilo que melhor PTA tem.

Na realização o estilo de PTA começa a ter um registo proprio de bons momentos, com uma camara muito alongada que resulta. E um dos realizadores referencia da atualidade com uma legião de fas. Eu pese embora registe essas qualidades penso que os filmes nao tem a dimensao plena que apenas Magnolia conseguiu.

No cast o filme escolheu uma dupla quase desconhecida como protagonistas, e principalmente Haim funciona com impacto, numa personagem em crescendo, bem construida que poderia ter recebido maior atençao nos premios. Nos secundarios principalmente os 10 minutos de Cooper merecem destaque.


O melhor - Algumas sequencias em termos de dialogo e situações.

O pior - A base central do filme não e propriamente de um impacto fortissimo

Avaliação - B



No comments: