Sunday, March 20, 2022

Gold

 E muito comum actores que tem algum valor comercial em filmes de adolescentes com muita dificuldade em se assumir num cinema de adulto arriscar nas suas escolhas em filmes mais independentes e mais exigentes do ponto de vista de interpretação. Este filme marca a aposta a todo nivel de Efron em tentar tornar-se num ator intenso e dramatico num filme que mais que tudo lhe exige bastante do ponto de vista fisico. Criticamente este Gold não passou da mediania que acabou por não permitir muito impacto da interpretaçao, pelo menos o esperado para Efron. Comercialmente o filme estreou em poucos cinemas nao obtendo resultados significativos.

Sobre o filme podemos começar por dizer que é um tipico filme de serie B de personagens em condições adversas com uma realização que potencia ainda mais o lado arido da envolvencia que torna o filme fisicamente muito exigente para os atores mas mesmo para os atores, que basicamente assinstem ao lado adverso que a personagem tem de enfrentar sem ter grande contexto e acima de tudo sem ter muito caminho por onde ir.

Por tudo isto e um filme limitado, principalmente do ponto de vista narrativa. Nao temos propriamente personagens para alem da ganacia e da sobrevivencia., não sabemos onde nem quais os objetivos de cada um e vimos uma luta pela defesa animalesca de um bem contra pessoas e situações ambientais, num filme de pensamento simples mas com muito pouco conteudo.

Por tudo isto Gold acaba por ser um filme de clara segunda linha que tirando o lado mais fisico de uma interpretaçao algo diferente do que Efron nos deu nao tem elementos que chamem a si qualquer relvância. Salva-se a forma como cria uma atmesfera intensa que ajuda a algum impacto mais visual do filme mas a seca narrativa esta bem patente do primeiro ao ultimo minuto.

A historia segue dois homens que se encontram em seguem caminho numa estrada arida e deserta no desconhecido até que ambos acabam por ficar sem carro e perdidos no meio do nada com a descoberta de muito ouro, o que os leva a um plano de grande exigencia de sobrevivencia.

O argumento do filme e o seu ponto fraco. Poucas ideias para alem da sobrevivencia, poucas perosnagens e poucos dialogos como que se a abrir portas para o lado visual da sobrevivencia mas isso faz com que o argumento seja o lado pobre do filme.

Na realizaçao Hayes depois de muitos anos a dedicar-se a ator regressa atras da camaras num trabalho visual com algum cuidado mas que a falta de argumento não faz fortificar a ideia de uma boa historia e intensa. Podemos achar a realizaçao com alguns elementos de impacto principalmente na dimensão fisica de exigencia da interpretaçao de Efron.

No que diz respeito ao cast o filme esta pensado para Efron ter impacto num papel algo diferente do que vimos dele. O lado fisico demonstra um ator em forma mas a personagem não exige os outros elementos que poderiam dar mais força a interpretação em si.


O melhor - O lado arido das paisagens e o elemento que isso trás ao filme.

O pior - A falta de personagens


Avaliação - C-



No comments: