Monday, March 07, 2022

Texas Chainsaw Massacre

 De tempo em tempo torna-se comum determinadas sagas de terror que preenchem o historico do genero no cinema regressarem numa especie de sequela ou spinoff sendo o conhecido massacre no texas um dos que mais peles teve. Este ano surgiu mais uma nova versão/remake, numa produção que foi sendo adiada, mas que acabou por ver a luz do dia, não nos cinemas onde estava previsto mas numa compra da Netflix depois da critica ter dizimado o filme. Comercialmente e sempre um produto com algum valor em termos de netflix principalmente tendo em conta a quantidade de jovens que gostam de terror que tem a aplicação.

Sobre o filme, Massacre no Texas e um dos filmes de culto de terror, mas um dos quais onde as suas sequelas foram sempre muito rejeitadas por fas e critica, dai que seja dificil perceber porque razão continuam a tentar. O estilo e apenas um e o filme tem isso, uma serie de jovens num sitio completamente isolado, e o assassino da motosserra, muito sangue e ja esta, é neste vazio que surge mais um filme com muito sangue mas quase nenhum conteudo.

Um dos erros das sagas destes filmes e quererem ganho sem qualquer tipo de trabalho, ou seja limitam o guião e as personagens ao minimo possivel, e depois apenas temos o terror e o horror aqui sempre com mais sangue do que outra coisa mas que no final acaba por ser totalmente indiferente para quem ja viu o anterior ou vai ver o que vier a seguir, porque o filme basicamente e potenciar a leatherface umas mortes e nada mais no contexto arido do costume.

Numa altura em que vemos alguns spin off ou mesmo remakes de filmes de sucesso que arriscam novos conceitos ou novos atributos o terror limita-se a repetir argumentos com nada mais e isso demonstra bem o porque do exagerado numero de filmes que vai buscar o franchsing e o pouco sucesso de todos eles.

O filme fala de um grupo de jovens que organiza uma festa numa pequena aldeia do texas conhecida pelo seu massacre, tudo fica pior quando despertam a ira do terrivel homicida da motosserra quando a sua prestadora de cuidados acaba por morrer.

No argumento nada, mesmo nada e acrescentada a historia de base, não explica porque nem tenta construir qualquer personagem ou fio narrativo, quer uma hora e um quarto de sangue e horror e isso e claramente pouco nos dias de hoje.

Na realizaçao David Blue Garcia pegou na produçao de Fede ALvares depois de muitas desistencias e tentou dar um lado de horror e pouco mais com pouca arte ou nenhum risco, o excesso de sangue  e horror estao la mas filmado com pouca ou nenhuma qualidade.

Em termos de cast um conjunto de atores desconhecidos com Elsie Fisher como a figua mais conhecida embora seja um pouco incompreensivel como e que depois de um filme de sucesso e a sua interpretação valorizada acabe por cair no terreno do terror quase de sobrevivencia para os seus interpretes.


O melhor - Tem terror

O pior - Nao tem mais nada


Avaliação - D+



No comments: