Sunday, March 06, 2022

The Weekend Away

 Numa altura em que a Netflix não necessita de uma forma tão declarada que fazer o escoamento de stock de filmes de produtoras menores eis que tem surgido menos filmes na lingua inglesa e alguns dos que tem surgido são projetos menores com este filme policial de twists continuos que estreou recentemente. Criticamente o filme ficou pela mediania, sendo que comercial tem alguns atributos que normalmente funcionam num consumo rapido que a Netflix também potencia.

 Sobre o filme podemos começar por dizer que é uma intriga policial comum, de um desaparecimento uma serie de personagens e aos poucos vamos percebendo o que ocorreu, sendo sempre um filme com poucos elementos diferenciadores a forma rapida e muito concreta com que vamos avançando e recuando acaba por dar ritmo a um filme de consumo rapido que também não demonstra muito maior ambiçao do que isso mesmo.

Existem alguns pontos que o filme e claramente prejudicado por alguma falta de competencia, como nunca usar o lado turistico e bonito da Croacia, cair no cliche da policia incompetente e num fluxo de viagens demasiado simplista, e mais que tudo por ser um filme que avança e recua em diversas direções muitas vezes e de forma demasiado rapida o que não deixa o espetador pensar e isso num policial podem não ser boas caracteristicas.

 Por tudo isto podemos dizer que mais que qualquer coisa o que temos aqui é um filme básico policial que segue os procedimentos mais comuns e muito usados num cinema de segunda linha. E um filme com poucos meios e mesmo no que diz respeito ao contexto espacial que escolhe fica a ideia que poderia escolher melhor. No fim um filme que se segue bem ao longo da sua duração mas sem elementos para ficar na retina.

A historia segue uma jovem mãe que se encontra com uma sua amiga de faculdade num fim de semana a sos na Croácia, onde tudo corria bem ate ao momento em que a colega desaparece e a mesma começa a investigar o que aconteceu numa noite onde apenas tem ligeiras recordações.

Em termos de argumento a estrutura simples da historia favorece o entretenimento, embora depois o filme explore demasiadas personagens na intriga e torne tudo tão rapido que de alguma forma nem sempre favorece os avanços e recuos da historia e limita o crescimento de personagens dentro da historia.

Na realizaçao Kim Farrant já e uma realizadora com alguma experiencia que ficou sempre numa segunda linha e parece por ali ficar. O filme ate escolhe a Croacia para cenario mas fica a ideia que nao aproveita este local tornando-o num filme simples onde esse elemento por vezes e irrelevante. Nao me parece numa fase da carreira em que vá conseguir reverter o percurso.

No cast Meester e uma atriz que perdeu algum fulgor depois do inicio de carreira em Gossip Girl fazer advinhar outro tipo de percurso. Aqui uma personagem simples que exige pouco, ficando os melhores momentos a cargo de Luke Norris que ja demonstrou poder valer mais e que ainda tenta encontrar o seu registo em filmes menores como este, mas onde sai sublinhado.


O melhor - E um filme de entertenimento que cumpre esta função.

O pior - Demasiados personagens para um espaço so


Avaliação - C



 

No comments: