Monday, March 07, 2022

The Batman

 Quando este reeboot de Batman foi anunciado o mundo do cinema ficou com agua na boca, quer pela escolha na realização quer no cast que se foi criando, tendo o trailer ainda mais adoçando o bico dos cinefilos que perceberam que viria uma roupagem bem diferente do homem morcego. O acontecimento de 2022 ate ao momento cumpriu com o prometido conseguindo arrancar aplausos dos criticos embora longe da unanimidade da triologia de NOlan, sendo que comercialmente foi um sucesso muito pelo valor comercial do seu protagonista.

Sobre o filme eu confesso que Batman é o heroi que melhor e mais diferentes filmes foi trazendo a historia moderna do cinema, e com excessão das tentativas frustradas mais recentes, quer o inicio de BUrton quer Nolan e agora Reeves dao diferentes retratos da mesma personagem todos com arte, e acima de tudo concretizando de forma diferente que e possivel trabalhar bem o mesmo tema de forma diferente.

O que ressalta mais a vista neste Batman e que temos um heroi num mundo real, num jogo de poder, num policial e num filme sobre terrorismo. Supreendentemente Batman esconde-se do filme e o filme ganha com isso permitindo uma intriga policial muito competente, e um estilo negro que acenta perfeitamente naquilo que o filme quer ser, um maduro e escuro policial onde batman e o heroi, mas onde existe lugar para todas as personagens brilharem.

Podemos discutir o facto do filme querer dar demais, isso explica a meia hora final, pensada para os efeitos especiais exigidos nos filmes de todo em termos de produção, mas que no que diz respeito a historia parece desnecessário, porque até então tinhamos um policial que vai buscar a força dos melhores em finais dos anos 90, onde conhecemos as personagens, gostamos das personagens, mesmo que estas sejam totalmente diferentes das formas como ja as tinhamos visto.

A historia não explica o inicio de batmen, coloca Bruce Wayne como heroi em plena Gotham marcada pela corrupção onde uma serie de crimes aos poderosos começa a ocorrer com muitas charadas à mistura, e uma origem no minimo inquietante, e que tem BAtman como alvo.

Em termos de argumento o filme é maduro, competente, e principalmente consegue trazer e fazer crescer as personagens dentro da trama, ajudando a intriga e as conexões. Tem espaço para ser atual, ficando apenas refem de alguma falta de humor que poderia ajudar as quase tres horas de duração, mas este e um batman nas sombras do ser humano.

Matt Reeves foi o escolhido para fazer renascer Batman, com a ardua tarefa de não defraudar o que NOlan fez tão bem, e o inicio e interessante. A realização e promenorizada, dá-nos uma faceta quase de terror do vingador noturno com muita estetica, numa forma muito competente de abraçar este novo batman. Nota-se a forma como tem como base o que Nolan fez em Begins com muito mais dark side e uma muito melhor banda sonora.

No cast a escolha de Pattinson e feliz principalmente nos momentos em que esta com a mascara, nos restantes parece demasiado debilitado e Brune Wayne é algo diferente disso. Mesmo assim e comercialmente que o carisma de Pattinson e Kravitz parece funcionar, e principalmente a quimica que conseguem criar. Mas o maior destaque vai para um Dano que mais uma vez conduz uma personagem para niveis elevados de loucura de impacto, sendo o elemento mais vincado do filme demonstrando todos os atributos do jovem ator.

O melhor - A roupagem mais policial de um BAtman diferente mas muito funcional

O pior - A ultima meia hora não e totalmente brilhante


Avaliação - B



No comments: