Thursday, March 31, 2022

I Want You Back

 É conhecido que o dia dos namorados é uma altura em que o cinema normalmente lança alguns projetos de forma a tentar ir buscar algum dinheiro junto de casais enamorados com o lançamento ou de diversos filmes sobre romance a maior parte dos quais comedias. Parece que este ano também os serviços de streaming apostaram no tema, principalmente a Amazon com este filme que essencialmente se debruça sobre o amor. Esta comedia com diversos  intervenientes habituais no genero arrecadou criticas interessantes sendo que comercialmente não sera certamente uma ancora do serviço.

Sobre o filme podemos começar por dizer que se trata de um filme ligeiro sobre o amor e sobre as relações. E um filme que consegue satisfazer os espetadores com simplicidade, não necessitando nunca de ser extremamente efusivo no seu humor, embora o seu lado descontraido seja sempre presente. O maior potencial do filme está na forma como caracteriza e nos da diferentes relações entre os protagonistas sem lados bons e maus e nisso o filme apesar de declaradamente comedia acaba por ter um trabalho de fundo.

Onde o filme me parece perder algum ponto e na sua conclusão, rapida e simbolica, mas fica a ideia que principalmente a quimica de Day e Slate merecia uma conclusão mais detalhada assim como os outros personagens. Ou seja o excesso de cenas e de explicação para cada uma das personagens e que faz o filme ser funcionar e detalhado em muitos aspetos parece não ter a conclusão perfeita mesmo que a mesma seja simbolicamente bonita para o que o filme quer traduzir.

Mesmo assim, e estando longe das obras primas ou referência da comedia romantica temos um filme eficaz, que sabe o que quer tratar, o romance, de uma forma ligeira sem nunca entrar na comedia idiota e o filme consegue encontrar o ritmo certo, as personagens e os seus momentos para funcionar junto do publico, mesmo que seja um filme simples de familia e pouco mais.

No argumento o filme tem como a sua maior virtude a simplicidade e o trabalho nas personagens e nas suas relações individuais. As peças encaixam e o filme consegue ter um ritmo de alguma suavidade com muitas auto perceções do amor sem nunca necessitar de ser exagerado no humor ou na sua sexualização, algo que esta muito na moda.

Na realizaçao Jason Orley e um realizador associado a alguns projetos de Pete Davidson enquanto humorista e que aqui tem um trabalho de telefilme simples sem grandes riscos ou jogadas ideologicas seguindo a simplicidade que o filme acaba por ter em si próprio.

No que diz respeito ao cast Day e Slate levam as personagens para o seu lado mais comico, fruto das carreiras e estilos que foram construindo. Eastwood num registo mais leve que funciona naquilo que o filme pede da sua personagens, sendo Rodriguez obviamente o corpo mais estranho na toada que o filme quer ter.


O melhor - As personagens encaixarem bem entre si


O pior - O final apressado


Avaliação - B-



No comments: