Monday, March 28, 2022

The Ice Age Adventures of Buck Wild

 Há diversos anos que toda a gente percebeu que a saga de Ice Age enquanto filmes de sucesso tinha chegado ao fim em termos de grande ecrã, sem que isso se traduzisse na anulação completa do conceito. Pois bem com a existência do streaming seria uma questão de dias até a saga ter um novo capitulo com este tipo de lançamento, e eis que surgiu logo na aplicação da sua maior rival Disney, que acabou por comprar o estudio onde tudo começou.  Este novo capitulo foi um desastre critico, proximo do que os ultimos filmes ja tinham sido, mas comercialmente e principalmente em streaming o resultado comercial existirá sempre.

Sobre o filme podemos dizer que Ice Age é quase um percurso historico pelas fases pre historicas, que conseguiu nos primeiros filmes algum humor. Com o passar do tempo as personagens foram-se esgotando até desaparecerem por completo de tal forma que o filme abdica totalmente das mesmas para apostar em personagens secundarias que os mais desatentos ja tinham esquecido a sua existência e resultado e um completo deserto de ideias.

Tudo começa nas personagens centrais, pouco interessantes, pouco comicas totalmente desligadas daquilo que sao a base dos primeiros filmes. Tambem em termos narrativos muito pouco do que uma luta por sobrevivencia com uma especie de novo heroi que nunca consegue ter carisma para segurar um franchising com milhões e percebemos que tudo se vai diluindo a um ritmo lento e sem qualquer tipo de elemento de interesse.

Por tudo isto e sinceramente tendo em conta que o primeiro filme até foi funcional esperemos que o streaming deixe Ice Age repousar em paz já que se percebeu que o mesmo não é capaz de dar à luz novas ideias e que acima de tudo mesmo as antigas já não conseguem sequer alimentar cinco minutos de filme.

A historia segue Crash e Eddie a tentar viver sem a presença da "irmã mais velha" (Sic) até que ficam no epicentro da aventura de Buck Wild contra Orson na luta no novo mundo, enquanto as personagens de sempre procuram o seu rasto.

Em termos de argumento o filme é um deserto de ideias do primeiro ao ultimo momento. Nao consegue encontrar as personagens e ligar ao passado, o desenvolvimento das novas é desinteressante, e mesmo o humor que foi sempre presença vincada no registo do filme encontra-se ausente.

Para timoneiro desta nova aventura Donkin estreia-se depois de produzir diversos filmes entre os quais os originais Ice Age. Em termos produtivos Ice Age foi sempre um parente pobre com mais sucesso do que meios. Para um telefilme seria de esperar pouco risco e o filme cumpre com minimos neste teor.

No naipe de vozes, as figuras centrais dos primeiros filmes desaparecem e sobra um Pegg na personagem que da nome ao filme, numa demonstração que ate neste particular o filme nada arrisca.


O melhor - Menos de 90 minutos

O Pior - A forma como a cada passo a saga fica pior


Avaliação - D



No comments: