Monday, March 21, 2022

Spider Man: No Way Home

 No final de 2022 a aposta da Marvel para incendiar os cinemas foi mais um capitulo de Spider Man como se um filme Marvel com muitos herois se tornasse numa fase em que temos cada vez mais herois com filmes proprios, mais cruzamento de mundos e personagens e acima de tudo muito capital de risco. Pois bem se mesmo com todos estes ingredientes que estavam bem patentes nos filmes anteriores este acaba por dar mais um passo total naquilo que é o risco e a originalidade ao ir buscar personagens e mesmo Spider Man anteiores numa junçao de tudo o que ja foi feito. Em termos criticos a maioria das opiniões foram positivas embora alguns possam ter achado que a ideia foi longe de mais. Comercialmente este filme tornou-se  num sucesso sem precedentes e um dos filmes mais rentáveis da historia.

Sobre o filme desde logo temos de estar preparados para algo diferente, porque se existe algo que Spider Man é neste novo capitulo e diferente na abordagem, no conceito e na homenagem, e no final ficamos com a sensação que mesmo sendo confuso o filme funciona, mesmo necessitando de muita memoria dos seus espetadores para nos lembrarmos de tudo dos filmes anteriores, acaba por funcionar principalmente quando entram em cena as diferentes versões do heroi o que dá ao filme o lado descontraido que o mesmo necessita.

Do ponto de vista da trama em si, como a maior parte dos filmes da Marvel nos ultimos tempos de herois que ja tem filmes anteriores temos risco, temos perda, temos uma evolução clara da historia e não os filmes simples para rentabilizar personagens e fazer o disco girar. Talvez seja esse impacto que a Marvel da a cada filme que os fazem funcionar como poucos no estilo, e que tornam este filme mais uma vez de grande impacto.

Pode no entanto o filme perder pelas opções menos logicas da personagem. Por o filme ir a procura de uma resolução que depois desiste e que acabamos por nunca conseguir prespetivar como a mesma poderia terminar. A tudo isto a falta de um vilão declarado mesmo que Green Goblin de Dafoe preencha essa lacuna tambem pode perder algum impacto ao filme.

A historia segue Peter Parker a tentar minorizar os danos depois da revelação da sua identidade como Spider Man e principalmente depois de muita população defender Mysterio. Tudo fica mais dificil quando com a tentativa de limpar o passado surgem diversos personagens de sagas anteriores para colocar em causa tal identidade.

Em termos de argumento a base ideologica do filme e arrojada, de execução dificil mas o filme funciona principalmente na ligação entre personagens e historias, mesmo que surja por vezes alguns cruzamentos que o filme desiste de os contornar. fica a ideia da coragem de fazer escolhas impactantes mas isso tem sido a assinatura marvel dos ultimos tempos.

Na realizaçao Watts assinou esta triologia e é o homem do Spider Man desta versão com toda a grandiosidade que o heroi exige. Tornou-se quem sabe um tarefeiro de qualidade mais que um realizador de assinatura mas e um espaço que o vai fazer ficar na historia como alguns dos filmes mais rentaveis da historia nao sendo obviamente um realizador ainda com um nome e um cunho proprio.

No cast temos um Holland que dia apos dia se tornou a escolha perfeita para o Spider Man dos nossos tempos, conjugando a capacidade interpretativa com o carisma que reune apoio junto dos mais novos sempre apoiado no star value de Zandaya. De sublinhar o regresso de Maguire e Garfield ao fato.


o melhor - O risco de um guião nada convencional

O pior - Nao consegue desatar todos os nós que a complexidade da historia exige


Avaliação - B



No comments: