Sunday, April 03, 2022

Moonfall

 Rolland Emmerich e um veterano realizador de blockbuters com muito investimento que teve na decada de 90 alguns dos maiores sucessos de bilheteira daquele tempo. COntudo com o passar e com a repetiçao continua da tematica dos filmes catastrofes foi perdendo o impacto e começou a ser uma aposta mais secundária dos estudios, ainda que com muitos meios ainda. Este ano surgiu mais um filme do genero, agora lançado nos primeiros meses, e com uma receção critica negativa que resultou num filme com muita pouca imponencia comercial, demonstrando que o realizador e o estilo estão completamente fora de moda.

Se os primeiros filmes de Emmerich ate podiam ser uma boa simbiose entre o lado comercial e tecnicos dos efeitos especiais e alguma capacidade de ser engraçado, os ultimos tornaram-se apenas filmes de destruição total de efeitos especiais vazios, que tem o seu pior lado a todos os niveis neste horrivel Moonfall. 

Tudo neste filme é absurdo do primeiro ao ultimo minuto, a ideia da lua chocar contra o planeta que nos leva a um desfile pessimo de efeitos especiais completamente ultrapassados, um conjunto de personagens que acabam por ir para circunstancias completamente aburda, e acima de tudo um filme que sabe que é mau e nem conegue jogar minimamente com o lado descontraido que poderia tirar o peso do filme se levar a si demasiado serio.

Por tudo isto Moonfall e para mim o pior filme de pelo menos os ultimos cinco anos, num espetaculo deploravel de efeitos especiais, de personagens e acima de tudo uma ideia idiota, contextualizada por ideias de desenvolvimento narrativo completamente sem sentido e no final uma confusão total de tematicas.

A historia fala de algo que se inseriu dentro da lua e que acaba por desviar a orbita lunar colocando em risco a sobrevivencia do nosso planeta ficando tudo nas maos de dois astronautas e um estudioso dos fenomenos lunares numa missão a solo.

No argumento centra-se o desastre completo do filme, desde uma ideia sem qualquer tipo de sentido, que se torna ainda pior na forma como o filme desenvolve personagens e situações, acabando por no final ainda complicar o facil de um argumento jã de si absurdo que torna tudo uma complicação ainda mais sem sentido.

Emmerich e um realizador veterano que a determinado momento da sua carreira conseguiu perceber aquilo que o publico queria ver em termos de blockbusters mas que ficou vinte anos depois preso aos mesmos procedimentos e acaba por nos ultimos anos se arrastar num cinema penoso quer manchará a sua carreira no final. Tem aqui o seu capitulo mais negro a todos os niveis.

E completamente impensável como uma atriz vencedora de oscar como Halle Berry aceite fazer um filme como este, completamente despropositado, com uma personagem basica ao máxima. Em Patrick Wilson e outros secundarios e mais comum os ver em projetos como este de visibilidade mas que nada fornecem aos seus interpetes e respetivas carreiras.


O melhor - Nada

O pior - Tudo

Avaliação - F



No comments: