Monday, October 20, 2014

Wish i Was Here

Zack Braf é daqueles prodigios que como actor pode não ser deslumbrante que não é, mas em Garden State demonstrou o mais difícil no que diz respeito a todos os parâmetros de um filme, onde evidenciou originalidade creativa na escrita apontamentos da realização, e os défices conhecidos de interpretação. Pena foi que tivéssemos de esperar diversos anos para um segundo filme, que em termos críticos o filme não fosse alem de uma mediania desoladora e a expansão do filme comercial fosse diminuta relativamente aquilo que foi Garden State.
Sobre o filme podemos dizer algumas coisas, desde logo que Braf consegue contar historias comuns sobre famílias e dramas ou acontecimentos familiares de uma forma única ligeira, como se de um espetaculo creativo se tratasse e neste ponto Braf faz dos seus filmes fabulas contemporâneas que não se inibe de ironizar com uma comedia moderada e de nunca retirar o melodrama do lado menos positivo da vida.
E esse fascínio estava bem presente em Garden State e esta presente neste filme, contudo os defeitos também acabam por ser os mesmos desde logo a graça do filme ser por vezes forçada e demasiado moderada, algumas personagens precorrerem o filme todo sem grande sentido para no final comparecerem num estatuto diferente, mas isso não tira o mérito a uma forma muito própria e conseguida de contar historias comuns.
Outros pontos que o realizador consegue e aposta e claramente demonstrar a cultura religiosa e de tradição onde se encontra inserida e notória as influencias judaicas no actor e no filme na forma como as personagens se dedicam a mesma, o que para pessoas que não tenham muito familiriazidas com este contexto pode ser surpreendente e um outro ponto de interesse para o filme.
A historia fala de uma família que vive a procura dos seus sonhos enquanto a educação dos filhos e paga pelo avó dos mesmos, contudo a doença terminal deste vai conduzir a uma necessidade de reorganização pelo menos financeira da mesma.
O argumento nas suas linhas narrativas são básicos histórias comuns sem grande creatividade, mas que Braf consegue dar uma roupagem muito própria principalmente em detalhes de diálogo entre as personagens, e algumas sequencias que são notórios aliviadores de stress
Na realização Braf tem sempre bons momentos, principalmente contextuais de si próprio, não e tão subtil e delicioso como Garden State mas tem aqui para o estilo um bom trabalho.
No cast e obvio que Braff não e um actor de alto nível, dai que pouco ou nada se registe na sétima arte consigo a interpretar, aqui é mais do mesmo a sua prestação comum, Hudson parece mais madura, sem no entanto deslumbrar sendo o melhor papel da jovem King que nos últimos anos tem assumido um protagonismo interessante a ter em atenção

O melhor – As fabulas modernas de Braff

O pior – Braff actor


Avaliação – B-

No comments: